conecte-se conosco

Especial Porto de Paranaguá

Porto capacita moradores da Ilha do Valadares

Appa possui canal permanente de comunicação com a comunidade

Publicado

em

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu o 2.º Curso de Capacitação para Agentes Ambientais Voluntários. Ao todo, 24 participantes inscritos compareceram ao penúltimo módulo do curso, realizado na sede da Associação de Moradores da Ilha dos Valadares (AMIV).

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que o curso faz parte do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental, desenvolvido pelo Porto de Paranaguá e integra as ações previstas na Licença de Operação.

“O Porto de Paranaguá é um dos poucos portos do Brasil que possui licença ambiental emitida pelo Ibama. Para fortalecer cada vez mais esta relação entre a atividade portuária e o meio ambiente, criamos um canal permanente de comunicação com os moradores nas ilhas da baía de Paranaguá”, explicou Dividino.

FORMAÇÃO

A capacitação é dividida em seis módulos: agente ambiental, legislação, resíduos sólidos, consumo, água e energia, ecossistemas de Paranaguá e dinâmicas pedagógicas.

“Os módulos foram elaborados com o propósito de preparar os agentes ambientais para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental dentro da comunidade dos Valadares”, ressalta o diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da Silveira Guimarães.

 

ORIENTAÇÕES

No curso, os técnicos da Appa explicam sobre a importância da preservação da baía de Paranaguá – um dos maiores berços de reprodução de espécies marinhas do planeta – para o litoral paranaense, sobre turismo e sustentabilidade e sobre a contribuição do Porto de Paranaguá para o desenvolvimento econômico do Estado e do País.

A disposição dos resíduos sólidos na Ilha dos Valadares é um dos principais temas abordados durante o curso, com o objetivo de reforçar a necessidade da separação dos resíduos – plástico, vidro, lâmpadas, latas, papéis, resíduos orgânicos, durante todo o ano e não apenas na temporada de verão.

 

MULTIPLICADORES

Para o agente de saúde de Paranaguá, Francisco Hernandes Neto, que mora na Ilha do Valadares há 22 anos, o curso é uma ação positiva da Appa. “A importância da reciclagem é um dos poucos assuntos relacionados ao meio ambiente que os moradores conhecem mais de perto. No entanto, as informações sobre a preservação da baía de Paranaguá – que liga a Ilha à cidade – e as queimadas não são frequentes por aqui”, declarou Hernandes Neto.

Fonte: Asscom

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress