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Especial Porto de Paranaguá

Paraná comemora 82 anos do Porto de Paranaguá

O porto gera 44.257 mil empregos diretos na cidade

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O Porto de Paranaguá comemora, hoje, 17, 82 anos de existência. Um dos maiores e mais importantes portos brasileiros, Paranaguá é o primeiro em exportação de farelo de soja, frango congelado e óleo vegetal; segundo em exportação de soja, açúcar, milho, algodão, papel (bobina), álcool, veículos; terceiro em congelados e madeira. Já em importação, Paranaguá é o principal em fertilizantes, segundo maior em pasta e outros produtos químicos e terceiro em granéis sólidos, máquinas, peças e equipamentos.

Desde a sua inauguração, em 1935, o porto aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas ano a ano. No ano de sua criação movimentava 91.598 toneladas de carga. Em 2016, a movimentação foi de 45,1 milhões de toneladas.

Atualmente, o Porto de Paranaguá possui uma área total de 2,3 milhões de metros quadrados e 4,2 mil metros de extensão de cais e píeres. São 20 berços de atracação, um dolphing (estrutura fora do cais para amarração de navios) e dez shiploaders. O complexo para granéis possui capacidade estática de 1,55 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões.

INVESTIMENTO HISTÓRICO

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressalta que os portos paranaenses receberam, nos últimos seis anos, o maior pacote de investimentos já realizado na história. “São R$ 923 milhões em investimentos públicos do Governo do Paraná”, lembra o secretário. Os investimentos são feitos por meio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

 

GUINDASTES E BALANÇAS

Nesta gestão também foram adquiridos dez novos guindastes, novas balanças para pesagem dos caminhões, novos tombadores e demais componentes para descarregar cargas, foram adquiridos scanners para inspeção de cargas, novas guaritas informatizadas e novo acesso ao Pátio de Triagem de Caminhões foram instalados. A implantação do Appa Web (Porto Sem Papel), a nova iluminação (em LED) da avenida portuária, trouxeram maior agilidade e segurança para operações noturnas.

 

MODERNIZAÇÃO

Somando-se às melhorias realizadas, já foram licitados R$183 milhões para modernização dos berços 201 e 202 e ampliação em 100 metros do cais do berço 201 – sentido Oeste. O Governo do Paraná concluiu o Plano de Desenvolvimento do zoneamento portuário (PDZPO), que permitirá o arrendamento de novas áreas.

 

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Além de recordes de movimentação e cargas, a atividade portuária também contribui muito para a economia da cidade de Paranaguá. O porto gera 44.257 mil empregos diretos. A atividade portuária é também a maior fonte pagadora de Paranaguá, já que de cerca de 1,6 bilhão injetado na economia da cidade em salários todos os anos, 1/4 é proveniente dos empregos ligados diretamente ao porto. A média salarial destes trabalhadores também é 23% superior à remuneração média dos demais trabalhadores de Paranaguá.

Dentre as empresas instaladas em Paranaguá, mais de 14% estão ligadas ao serviço portuário. A atividade portuária emprega um em cada cinco trabalhadores da cidade, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Na inauguração, porto tinha 400 metros de cais e dois armazéns

A história do Porto de Paranaguá remonta ao século XVII. Em 1872, o porto que hoje é um dos maiores complexos portuários do Brasil e da América Latina, era um atracadouro, administrado por particulares. Foi apenas no início do século XX, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração, à época estava situada na Rua da Praia, em Paranaguá.

No dia 17 de março de 1935, o novo Porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até os dias de hoje, e contava com cais de 400 metros, calado de cinco metros, além de dois armazéns e linhas férreas para guindastes, totalizando uma área cercada de 10 mil metros quadrados.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o Porto de Paranaguá movimentou 91.598 toneladas de mercadorias nos 437 navios e lanchas que atracaram no cais. As cargas resumiam-se basicamente a produtos primários para exportação, como erva-mate, madeira, açúcar, café, e manufaturados importados – máquinas, arames, trilhos, veículos.

Ano a ano, as melhorias e ampliações foram sendo realizadas no porto, que foi se adaptando às mudanças econômicas. Em 1973, o então presidente Emílio Garrastazu Médici inaugurou o Corredor de Exportação e, no mesmo ano, iniciaram-se os estudos para a construção de um canal artificial de acesso ao porto – o Canal da Galheta.

Em 1975, quando o terminal já movimentava 5 milhões de toneladas de cargas, foi inaugurada a sede administrativa do Porto, o Palácio Taguaré. Em 1985, a área de influência do Porto de Paranaguá já passava dos 500 mil quilômetros quadrados. O engenheiro Kozo Kawata, que há quase cinco décadas trabalha no Porto de Paranaguá, conta que teve a felicidade de testemunhar e participar da evolução do terminal portuário neste período. “O Porto de Paranaguá, como um grande polo econômico, que conecta uma área de influência de 800 mil quilômetros quadrados com o restante do mundo, é o pulmão de riquezas por onde o Paraná respira”, enfatizou Kozo.

Da Assessoria da Appa

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