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Porto de Paranaguá - 89 anos

Secretário Nacional destaca avanços e desafios dos Portos Paranaenses

Alex Sandro de Ávila falou sobre os avanços e desafios da gestão portuária e sua trajetória profissional iniciada no Porto de Paranaguá

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Fotos: Sérgio Francês MPOR

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA/MPOR), Alex Sandro de Ávila, concedeu uma entrevista exclusiva para a Folha do Litoral News para o especial de Aniversário de 89 anos do Porto de Paranaguá, oportunidade em que falou sobre os avanços e os desafios da gestão portuária, bem como de sua trajetória profissional iniciada no Porto de Paranaguá.

Quanto aos principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento dos portos paranaenses, Alex Sandro enfatizou que o Porto de Paranaguá é um porto consolidado. “O porto tem a sua vocação, ele já tem o seu espaço conquistado no cenário nacional e internacional, o seu mercado cativo. A título de desafio, isso não é uma exclusividade de Paranaguá, mas eu focando aí, porque a gente conhece com um pouco mais de detalhes, por conta dos anos de convivência, eu diria que os acessos. É um fato histórico, o Porto de Paranaguá e o de Antonina tem o único acesso rodoviário que é a BR-277, que liga o país ao porto, e a gente teve aí uma experiência muito ruim, a gente que tem residência na região e vocês sabem disso, pois também devem ter passado, quando teve um problema na serra onde teve lá os desbarrancamentos com pedras rolando por conta das fortes chuvas, isso uns dois anos atrás, ficamos ali com um período inacessível.  Então a gente vê a fragilidade que é você ter apenas um acesso, isso gera dificuldade e gera problema. Nessa mesma linha é o acesso ferroviário. O acesso ferroviário que a gente tem aos portos Paranaguá e Antonina é um acesso centenário feito na época de Dom Pedro. A gente tem ali um acesso totalmente defasado, e eu diria que talvez o maior desafio hoje do porto é encontrar uma solução logística para o acesso rodoviário e ferroviário aos portos de Paranaguá e Antonina. Existem estudos, existem boas intenções, existem excelentes ideias, mas é fato que por hora a gente não tem nada consolidado no sentido de ter algum encaminhamento, dizer que já tem um projeto, vai ser assim, ainda não há. Então acho que talvez para o Porto o maior desafio seria esse”, avalia Alex Sandro.

Relação com o porto

Questionado sobre como a Pasta está colaborando com o Governo Estadual e Municipal, além de entidades do setor da Sociedade Civil, para planejar executar políticas públicas aos portos paranaenses, o Secretário destacou alguns pontos. “O Governo Federal tem uma relação excelente com o Porto. O governo do Estado do Paraná tem uma relação excelente com o Ministério. A Secretaria de Porto tem uma relação excelente com o secretário Sandro Alex, que é secretário de Infraestrutura do Paraná, com a diretoria do Porto, com o presidente Luiz Fernando. Então, a boa relação existe. O Paraná é um porto delegado. Foi o primeiro porto que conquistou a delegação de competência do Governo Federal. Tem condição e legitimidade para poder conduzir os assuntos diretamente no Porto. Mas, para se ter ideia, a relação é tão boa e a sinergia é tão grande, que a gente faz muito assunto em parceria, e vou citar um exemplo: o Porto de Paranaguá está em meio ao processo de concessão do canal de acesso. Que é algo pioneiro, é o primeiro processo de concessão do canal de acesso de um dos nossos portos. Está sendo piloto com o Paranaguá. Mesmo Paranaguá detendo a competência, a gente faz tudo a quatro mãos. Então, a equipe do porto está direto aqui, a gente faz audiência pública junto, a gente responde os questionamentos juntos. Eu diria que nesse aspecto a gente tem uma excelente relação. E o fato de eu estar no Conselho de Administração da Portos do Paraná, obviamente que isso acaba contribuindo mais, porque a gente tem oportunidade de estar sempre mais a fundo nos assuntos do que estaria se for só um acompanhamento mais institucional. E com relação aos aspectos aí de políticas públicas, eles (porto) são muito parceiros da gente no sentido de contribuir com as nossas iniciativas. O Porto de Paranaguá está muito bem estruturado nesse sentido, tem uma estrutura de governança muito boa, muito organizada, então a gente quer compartilhar, e a gente quer que eles compartilhem esse conhecimento conosco. O Paraná está muito bem servido de política pública de gestão de portos. A sinergia é total conosco aqui, e a gente só tem aí a somar, agregar e agradecer um ao outro aí pela essa excelente parceria”, comenta.

Trajetória Profissional

Alex Sandro contou que começou sua carreira no porto de Paranaguá aos 17 anos, como estagiário na diretoria comercial, e que desde então ocupou diversas funções estratégicas na administração portuária.  Em 2014, ele assumiu o cargo de diretor de planejamento, onde coordenou o plano de desenvolvimento e modernização do porto, o plano mestre e o programa de arrendamentos. No ano seguinte, Alex Sandro foi nomeado como diretor administrativo financeiro dos Portos de Paranaguá e Antonina, onde ficou até 2019. Nesse ano, ele foi convidado para integrar a diretoria da Companhia Docas da Bahia, onde também atuou como diretor administrativo financeiro.

Em setembro de 2023, assumiu como diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários. 

No mês de dezembro, recebeu o convite do Ministro Silvio Costa Filho para ser o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, cargo que ocupa atualmente.

Alex Sandro disse que se sente honrado em representar o Paraná e o Brasil na gestão portuária nacional, e que pretende trabalhar para fortalecer o setor e promover a integração entre os modais de transporte.

“Faço questão sempre de enaltecer meu início de carreira, pois realmente é motivo de orgulho. Sou paranaense e nasci em Paranaguá. Sempre vivi e convivi na região. Hoje minha residência é em Matinhos, que é a cidade vizinha e irmã de Paranaguá. Ingressei no Porto de Paranaguá com 17 anos, em agosto de 2007. Comecei a fazer estágio no porto, na diretoria Comercial. Em 2009, eu assumi minha primeira função como cargo efetivo dentro do porto na assessoria da Diretoria Comercial onde fiquei até 2012. A partir desta data passei a integrar a assessoria da então Superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. Neste ano, assumi o departamento de Planejamento onde tive a oportunidade de coordenar a participar ativamente das ferramentas de planejamento do porto, do plano de desenvolvimento e zoneamento, pelo porto e coordenar o plano mestre, fazer lá um programa de arrendamentos foi um período de muito aprendizado. Em 2015, assumi o meu primeiro cargo de diretoria, onde fui nomeado como diretor Administrativo e Financeiro dos Portos de Paranaguá e Antonina. Ali nesse período foi de muito aprendizado. Fiquei na função até 2019, onde participei da transição para o presidente Luiz Fernando, que estava chegando para assumir o porto, eu estava de saída. Em 2019, assim que eu me desliguei de Paranaguá, fui convidado para ir aos portos da Bahia, na Companhia Docas da Bahia (Codeba), como diretor Administrativo Financeiro, e no segundo mês de casa, fui alçado a Diretor-Presidente. No final de 2019, infelizmente tive um problema de saúde na família, muito delicado, meu pai adoeceu, e me desliguei da companhia para cuidar do meu pai, mas infelizmente e perdi meu pai no começo de 2020”, externa Alex Sandro, que após este período foi trabalhar na iniciativa privada até receber o convite para integrar a equipe da secretaria de Portos. “Recebi o convite para ir para o privado, então fiquei os últimos três anos, de 2020 até outubro de 2023 em portos privados, trabalhei no grupo paranaense que tinha total sinergia com o setor portuário, só trabalhava com porto, e no final do mês de setembro de 2023 fui convidado pelo nosso ministro Silvio Costa Filho para integrar a equipe da Secretaria de Portos. Aceitei o convite, vim a Brasília, cheguei como diretor de outorga, fiquei ali por alguns meses, e o ministro fez alguns ajustes na Pasta, e alçou a dra. Mariana Pescatori a Secretaria Executiva do Ministério e me fez o convite para assumir a posição de Secretário Nacional de Portos, função a qual fui nomeado no dia 7 de dezembro de 2023. Um fato curioso e interessante, pois coincidentemente as minhas nomeações para cargo de diretor e de presidente, quase todas acontecem nos dias 7 e 8, em Paranaguá fui nomeado diretor no dia 8 de dezembro, quando cheguei na Bahia fui nomeado diretor no dia 7 de março, e agora secretário nacional de portos no dia 7 de dezembro, são dias que me perseguem de forma muito positiva, e um fato curioso que percebi ao longo dos anos”, comentou. 

Mensagem de aniversário

O Secretário Nacional de Portos também deixou uma mensagem neste aniversário de 89 anos do Porto de Paranaguá. “É uma satisfação, um prazer, uma honra ter tido a oportunidade de fazer parte da história do Porto de Paranaguá. Desenvolvi a minha trajetória, a minha carreira e principalmente a minha paixão pelo setor portuário nos meus anos de passagem pelo Porto de Paranaguá, é o que me preparou para a vida, não só para a vida profissional, mas para a vida como um todo, então eu sou muito grato ao porto, tenho muito orgulho de ser paranaense, de ser parnanguara e principalmente de ter feito parte dessa história. Então, eu só posso dizer que o Porto de Paranaguá está em um caminho excelente, é um porto muito pujante, ele tem ainda espaço para crescimento, ele vem cada vez se despontando mais aí no cenário nacional, agregando muita qualidade, sempre elevando o nível de serviço. Aí a gente tem, as operações são de ótima qualidade. Hoje o Porto de Paranaguá não é só uma referência nacional, mas também uma referência internacional. Eu só posso desejar para o nosso porto, muitas e muitas mais décadas de vida e um sucesso pleno aí por todos os anos que estão por vir”, externou Alex Sandro.

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