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Porto de Paranaguá - 89 anos

Conselheiro e Delegado Regional Sul da ABTP evidencia os avanços alcançados pelo setor portuário

André Maragliano é Conselheiro e Delegado Regional Sul da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e tem uma visão privilegiada das operações portuárias e dos desafios enfrentados pelo setor

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O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes do Brasil, tanto para o Estado do Paraná quanto para o país inteiro. Ele é responsável por movimentar grandes volumes de cargas essenciais para a economia nacional, como fertilizantes, grãos, farelos e frango. Além disso, ele tem se destacado por sua eficiência operacional, batendo recordes de movimentação e superando metas.

Conversamos com Andre Maragliano, Conselheiro e Delegado Regional Sul da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários) que tem uma visão privilegiada das operações portuárias e dos desafios enfrentados pelo setor. Ele nos conta sobre a importância do porto para o agronegócio brasileiro, os principais avanços alcançados nos últimos anos e o papel da ABTP na defesa dos interesses dos seus associados e do setor portuário como um todo.

“O nosso Porto é a principal porta de entrada de fertilizantes no Brasil e o 2.° Porto na movimentação de exportação de grãos e farelos, além de ser líder na exportação de Frango. Ou seja, no conjunto da obra, o Porto de Paranaguá é o porto mais importante e relevante para o agronegócio Brasileiro. Existe uma sinergia muito grande na Logística combinada entre os perfis de cargas operadas por Paranaguá e também pelas características das operações do porto”, destaca Maragliano, que avalia como positivo o desempenho do Porto de Paranaguá nos últimos anos e destaca os principais avanços. “Os números falam por si só. Em 2023 o Porto atingiu a marca de 65 milhões de toneladas movimentadas, foi o recorde histórico. Lembrando que esse volume é superior à meta que Governo do Estado tinha para ser atingida em 2030. Apesar de novos arrendamentos e projetos anunciados, que ainda estão em fase de construção, outros em processos de licitação e etc, estamos mostrando que conseguimos fazer mais com o mesmo. Isso se deve ao aprimoramento das regras de atracações, ambiente propositivo para os negócios portuários entre autoridade portuária e usuários, transparência e agilidade nas comunicações e ações necessárias para melhor eficiência dos ativos”.

Questionado de como a ABTP, através da Regional Sul, tem contribuído para o desenvolvimento do Porto de Paranaguá, Maragliano explica que a ABTP atua diretamente nos assuntos comuns aos seus associados e o Porto de Paranaguá. “Fazemos isso acompanhando de perto assuntos relevantes, principalmente relacionados às questões regulatórias, dando segurança jurídica para nossos associados, assim como atuamos, também, em discussões relevantes do setor, como os acessos terrestres e marítimos, mão de obra portuária, dragagem e balizamento. A ABTP também promove eventos técnicos e institucionais que visam disseminar as boas práticas do setor portuário e fortalecer o relacionamento entre os diversos agentes envolvidos na atividade portuária”, externou o delegado.

Maragliano avalia que o Porto de Paranaguá continuará sendo protagonista no cenário logístico da América do Sul. “Vejo que Paranaguá continuará sendo protagonista como porto relevante para o agronegócio. Muitos projetos anunciados, como o Projeto Moegão Cais Leste, a Concessão do Canal de Acesso do Porto, novos arrendamentos e berços de atracação, nova concessão da BR-277, projeto da Nova Ferroeste, renovação da Malha Sul, entre outros trarão maior eficiência, menores custos e contribuindo fortemente em nossa competitividade”, destaca o dirigente, reiterando que o Porto de Paranaguá é o maior e mais importante corredor logístico portuário do agronegócio brasileiro. “Temos o Corredor de Exportação do cais Leste, que são 10 Terminais conectados e operando num sistema pool, em 3 berços de atração, podendo operar um mesmo navio através de mais de um Terminal, com uma capacidade de 25 milhões de toneladas. Isso traz uma dinâmica de operação diferenciada de outros complexos portuários no Brasil e no mundo, gerando uma liquidez nas transações comerciais entre os operadores do mercado. Há também, o Corredor Oeste, com uma capacidade de movimentação atual de 8 milhões de toneladas e futura, após novo arrendamento da área PAR 09, terá uma capacidade de aproximadamente 24 milhões de toneladas”, enfatiza Maragliano, que deixa uma mensagem neste aniversário do Porto. “As oportunidades, para um Porto quase cativo do agronegócio brasileiro, estão ligadas à certeza que a população global cresce e continuará crescendo nas próximas décadas, com isso, a demanda mundial por alimento também cresce exponencialmente e quando procuramos quem poderá suprir essa demanda, a resposta óbvia é o Brasil. O Estado do Paraná é e continuará sendo um dos principais fornecedores de alimentos para o Mundo. E por onde esse volume todo precisará passar? Paranaguá.O desafio é a logística, são os acessos por terra e mar, as capacidades de recebimento e expedição desses volumes de carga. Portanto, está aí a importância de atuarmos nas discussões relevantes nessas pautas que conversamos hoje. E por isso a ABTP é atuante no acompanhamento e participa ativamente nos temas de infraestrutura e regulação, pois precisamos dos ativos, dos arrendamentos, mas com isso tudo, precisamos também, ter segurança jurídica. Com isso, gostaria de desejar muita sorte, bons ventos e muito mais sucesso ao Porto de Paranaguá e todos seus excelentes profissionais, representados pelo presidente, Luiz Fernando Garcia, que lidera esse time e fazem todos os dias a diferença para o sucesso das operações de todo o complexo”, parabeniza.

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