Em 6 de junho de 2019, o casal Jocele Jacques e Ozeias Garcia partiu de Paranaguá para o Estado da Flórida, nos EUA. A princípio seria apenas uma viagem para comemorar os 10 anos de união, mas lá eles firmaram residência e criaram um canal no YouTube, o “2 bagrinhos na Flórida”, além de contas no Instagram e Facebook. É nas redes sociais que eles falam sobre a rotina fora do País, o trabalho com construção e reforma de casas e apartamentos e como a vida mudou depois da decisão de deixar Paranaguá.
Mesmo com as dificuldades iniciais com a língua, rapidamente, o casal fez novos amigos e tem se adaptado à rotina no País. “Como tudo era novidade para a gente, estávamos maravilhados com uma nova cultura. Fizemos amizade rápido e isso foi essencial para nossa permanência aqui. A dificuldade da língua com certeza foi o maior empecilho, mas como Tampa tem muitos brasileiros, latinos e hispanos a adaptação foi mais tranquila”, contou Jocele.
Lá, encontraram oportunidades e decidiram ficar de vez. “Começamos a agilizar nosso processo de permanência aqui. Contratamos uma advogada que está cuidando do nosso caso no momento. Hoje temos permissão de trabalho, nós dois trabalhamos na construção e reforma de casas e apartamentos. Eu mesma já trabalhei na limpeza, de babá, de garçonete, em casas de família e fazendo doces e salgados”, afirmou a “bagrinha”.
Questionados sobre as diferenças entre os países, eles apontaram o poder de compra, que é muito maior nos EUA. “A diferença mais marcante é o poder de compra, de quanto o dólar é valorizado e como conseguimos manter um padrão de vida bem maior do que a gente vivia no Brasil e pagando bem menos. Outra questão que me chamou muito atenção na região que eu moro é poder andar na rua tranquilamente, sem me preocupar em ser assaltada, no Brasil já tive uma moto roubada e passei por algumas situações de medo devido ao índice de furtos aumentarem”, lembrou Jocele.
Redes sociais
Os bagrinhos fazem sucesso nas redes sociais, já são mais de 48 mil inscritos no YouTube, 191 mil seguidores no Facebook e 90 mil no Instagram.
A ideia de criar o canal no YouTube veio em 2020, na pandemia e a necessidade de isolamento social. “Eu estava entediada, lembrei que tinha gravado alguns vídeos para colocar nos stories quando chegamos aqui. Transformei em vídeos maiores e fui colocando no canal. No início somente os amigos mais chegados e família assistiam, mas em poucos meses as visualizações foram aumentando muito. Depois do YouTube, decidi abrir o Instagram e o Facebook com o mesmo nome, para mostrar mais nosso dia a dia”, disse Jocele.
Em menos de dois meses, a conta já tinha mais de 100 mil seguidores no Facebook. “Sempre tivemos orgulho da nossa cidade, por isso eu escolhi o nome “2 bagrinhos na Flórida“, e é assim que as pessoas nos acham nas nossas redes sociais. Temos várias playlists no canal mostrando um pouco de cada coisa, como lojas, mercados, trabalhos, lixo americano, parques, receitas, passeios, nosso cachorro e muito mais. O público vai gostando e a gente vai fazendo”, contou Jocele.
O retorno dos seguidores no YouTube tem sido positivo para os bagrinhos. “O que mais me deixava feliz era ver que o pessoal que consumia nosso conteúdo curtia e comentava. Dava ideias de vídeos novos. Tenho várias amizades que fiz pela internet. Algumas inclusive já vieram aqui em casa também, nós amamos esse carinho todo. São inúmeras mensagens dizendo o quanto gostam da gente, perguntando de onde a gente é, dizendo que querem conhecer, isso tudo é muito gostoso e gratificante”, revelou Jocele.
O sonho do casal é comprar um ônibus e viajar por todo os EUA, conhecendo os lugares e criando mais conteúdo para o canal. “Por enquanto, estamos plantando ainda, isso é mais lá para frente. Também queremos nossa família aqui com a gente, para eles conhecerem esse País maravilhoso e estamos planejando nossa volta para o Brasil em breve, o coração fica apertado de saudades da família”, concluiu Jocele.