conecte-se conosco

Paranaguá 375 anos

Paranaguá tem hinos e canções que exaltam suas belezas

“Pórtico todo encantando” inspirou as composições

Publicado

em

A professora e musicista Maria Helena Nizio foi a primeira mulher presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), em 2015. Hoje, ainda faz parte do grupo pelo seu amplo conhecimento sobre a história da cidade, especialmente, quando o assunto são as canções patrióticas que exaltam as belezas e a cultura da cidade mãe do Paraná.

O hino oficial de Paranaguá data de julho de 1910, com música de João Gomes Raposo e letra de Domingos Virgilio do Nascimento, começando com a frase “Aos nossos mares vieram dantes”. A letra tem linguagem rebuscada, aborda um vocabulário refinado típico da época, o que torna sua compreensão mais difícil.

No entanto, outra canção foi considerada há alguns anos como o segundo hino de Paranaguá, a chamada Marcha Gloriosa. O título se deu após a visita de um jornalista de Curitiba, que estudou no litoral, se lembrava da canção cantada na escola junto com o hino oficial, e resolveu procurar pela música do “segundo hino”.

A professora Maria Helena também se lembrava da Marcha Gloriosa, pesquisou a letra e também encontrou, por acaso, em uma revista antiga na casa de uma prima, a partitura da canção. Desta forma, ela conseguiu gravar essa e outras músicas que exaltam Paranaguá em um CD chamado Memória Musical, em comemoração aos 85 anos do IHGP.

O CD tem a participação dos corais da época, como Coral Municipal de Paranaguá, Coral Asa Branca, Vozes da Fafipar e Coral Sociedade Amigos da Música, além da própria Maria Helena e de Tatiana Shwetz da Silva, Marília Cavallari e Vanderlei Nascimento. São 10 canções, entre elas o hino da cidade e a Marcha Gloriosa. A intenção do IHGP é disponibilizar as gravações desse álbum, em breve, na internet.

Significados

“Tenho 82 anos e tenho muita vivência em Paranaguá. Quando era menina, a gente cantava no pátio da escola o hino oficial e a Marcha Gloriosa. A letra do hino oficial é muito rebuscada, muita gente me procura para entender o significado do hino. Já a Marcha Gloriosa não, é muito mais simples. Eu considero como o segundo hino porque a gente cantava como hino na escola. Esse diz mais sobre Paranaguá iniciado com ‘Orgulhosos somos filhos, Desta culta e rica terra’. Ele estava perdido, uma professora me mandou a letra e nós gravamos”, afirmou a professora.

A Marcha Gloriosa foi composta por Benedito Nicolau dos Santos, letra do médico Leocádio Correia, e dedicada à Escola Normal de Paranaguá, hoje o Instituto Estadual de Educação. “A Marcha Gloriosa exalta as riquezas da cidade, é um hino mais leve, mais direcionado à escola e fala também dos feitos importantes que aconteceram aqui, enquanto o hino oficial foca em Paranaguá como berço do Paraná. São hinos diferentes, mas sempre exaltando Paranaguá”, destacou Maria Helena.

Memórias

O que para a juventude parnanguara são apenas músicas antigas que falam de uma realidade que não existe mais, para quem lida com música, história e cultura na cidade, são preciosidades que não podem ser esquecidas como forma de valorização do lugar que deu início ao Estado.

“A maior alegria da gente é ver as coisas de Paranaguá guardadas, registradas, sendo aproveitadas por essa juventude. Hoje em dia, esses hinos não são mais tão cantados como antes, a minha tristeza é ver que tiraram a música da escola. Eu levava violão e piano para as escolas e até hoje encontro meus alunos”, afirmou Maria Helena, emocionada.

O sonho dela é ainda poder concretizar o Museu da Música no município, para abrigar os registros históricos de quem cantou e exaltou a cidade e suas características. “Tivemos em Paranaguá a Dona Zezita, tenho todo o material e gostaria de fazer um Museu da Música. Dona Zezita formou pianistas internacionais no conservatório de música. Tem coisas que ninguém mais sabe e gostaria de poder mostrar. Tenho a missão de deixar isso para Paranaguá”, concluiu a musicista.

Hino de Paranaguá

Música de João Gomes Raposo
Letra de Domingos Virgílio do Nascimento


Aos nossos mares vieram dantes,
Altivas naus, velas possantes,
Inflando à brisa de monção…
E, a voz dos lusos pioneiros,
O Itiberê viu os primeiros
Sinais de civilização.

Côro
Salve! Salve! Berço amado
Do Paraná sempre êxul!
Pórtico todo encantado
Aos sertanejos do Sul!

Hulhas éreis de cataratas,
Onde rebrilham tantas pratas!
Terras verdes dos pinheirais!
Talvez não fosseis Paraná
Sem lusas quilhas vindo cá,
Em busca de ouro e de cristais…

Côro
Salve! Salve! Berço amado
Do Paraná sempre êxul!
Pórtico todo encantado
Aos sertanejos do Sul!

Sejamos pela liberdade
Ao lado da fraternidade,
Em fortes elos da união,
Que o nosso orgulho e a nossa glória
Têm uma página da história
Do Paraná e da Nação!

Côro
Salve! Salve! Berço amado
Do Paraná sempre êxul!
Pórtico todo encantado
Aos sertanejos do Sul!

Seja a grandeza nosso Norte
A paz e o amor – numa coorte
De bênçãos sempre a nos sorrir
E à luz da estrela do civismo
Entre canções de patriotismo
Eia! Marchemos ao porvir!

Côro
Salve! Salve! Berço amado
Do Paraná sempre êxul!
Pórtico todo encantado
Aos sertanejos do Sul!

Em alta

plugins premium WordPress