conecte-se conosco

Entrevista

Reitor do Santuário do Rocio revela as novidades da Festa do Rocio

“Está no coração das pessoas, não importa se é católico, é a cultura do nosso Estado”, falou padre Parron sobre a festa

Publicado

em

Como em todos os anos, a Festa de Nossa Senhora do Rocio é aguardada pelos devotos e por todos aqueles que prestigiam os atrativos. Há pouco tempo na função, o reitor do Santuário do Rocio, padre Joaquim Parron, que já passou pela função em anos anteriores, retorna ao local e divulga as atrações planejadas para esta edição da festividade. Entre elas, a importância de destacar as procissões, os shows regionais e a parceria com o Festival de Música do Litoral Paranaense. Além disso, o padre ainda salientou a necessidade de ampliação da festa para abranger mais público e o favorecimento da cultura na qual a festa da padroeira está inserida. Confira alguns detalhes da festa para este ano na entrevista com o padre Parron:

 

Folha do Litoral News: Como foi escolhido o tema da 204.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio?

Parron: O tema escolhido para a festa foi “Com a mãe do Rocio, sigamos Jesus Cristo, Aprofundando a Fé”. Maria é a mãe de Jesus e é o maior modelo de seguir Jesus. Na nossa fé cristã, Maria é um caminho, é a mãe do redentor. Com a nossa fé e devoção, ela nos leva ao seu filho que é o salvador. No ano passado, já foi falado de fé e neste ano queremos aprofundar a fé no nosso Cristo Jesus e tendo Maria como aquela presença que trouxe o salvador e depois tornou-se a mãe da comunidade e da igreja.

Folha do Litoral News: O senhor assumiu a reitoria há pouco tempo, com a organização da Festa já em andamento. Qual foi o maior desafio?

Parron: Estamos completando dois meses no Santuário e os preparativos da festa já estavam em andamento. Primeiro, tive que me adaptar conforme estavam as circunstâncias prescritas para esse festejo, e depois conseguimos ampliar alguns elementos, por exemplo, dar maior ênfase às procissões marítimas e terrestres, este ano também terá mais espaço para o social, as pessoas poderão participar tanto nas feiras como na praça de alimentação. O terceiro elemento é a parte cultural, que são os shows musicais. Será realizado neste ano o Festival de Música do Litoral Paranaense, que sempre acontece no mês de setembro e neste ano será em novembro, junto com a festa de Nossa Senhora do Rocio. É um festival famoso, já são várias edições realizadas e agora vem somar à festa. Estão previstos alguns shows, não temos todos confirmados ainda, mas haverá shows regionais, estaduais e nacionais. Esperamos que até outubro todos estejam fechados para podermos divulgar.

Folha do Litoral News: Neste ano, portanto, o Festival de Música do Litoral tende a incentivar ainda mais a cultura local?

Parron: O que queremos nesta festa, em parceria com o IPHAN, é preservar a cultura, que, às vezes com o progresso, é esquecida. Queremos resgatar desde a procissão da forma como era, a pintura da igreja, no sentido de valorizar os aspectos culturais que fazem parte do povo do litoral. E o festival é uma maneira de fazer esse regate. O fato de ter um palco e ter um público muito bom, estes cantores se apresentarem durante o festejo valoriza as pratas da casa e desperta novos talentos. Eu sempre digo que a Festa do Rocio, que é bicentenária, tem muitos aspectos que podem ser valorizados. E é isso que eu quero ressaltar, claro que o progresso está aí, mas não podemos perder os elementos que estão no coração do povo parnanguara. Uma pesquisa em 2009 mostrou os bens materiais do litoral paranaense e em primeiro lugar apareceu a festa da padroeira do Paraná. Está no coração das pessoas, não importa se são católicas, é a cultura do nosso Estado. Por isso, do dia 4 ao dia 19 de novembro, vamos ter milhares de pessoas participando do aspecto religioso e também cultural e social. Outra parte que exploramos é a geração de empregos temporários, no ano passado gerou mais de 500 empregos, o que faz bem para a economia do município.

Folha do Litoral News: Paranaguá tem potencial de expansão do Turismo Religioso?

Parron: Nós em Paranaguá ainda não exploramos o suficiente. Temos vários locais onde o turismo religioso está sendo bem explorado no bom sentido. Quem ganha com isso não é a igreja, mas sim o município, a comunidade, a sociedade de Paranaguá, porque aqui teremos a participação desde o povo que pode produzir seu artesanato e comercializar, até empresas que podem projetar seu nome. O fato de trazer pessoas de outros municípios promove Paranaguá. Nos anos anteriores em que participei, os hotéis estavam lotados, o que gera empregos diretamente na festa e indiretamente na cidade e no comércio. A Festa do Rocio quanto ao turismo religioso é algo que temos que promover a devoção e também a cidade. Fico feliz de promover essa festa porque estamos engrandecendo o nome da cidade e do Estado.

Folha do Litoral News: Quais as novidades que poderia destacar para este ano?

Parron: Uma das novidades é o festival que estará conosco, teremos mais destaque nas procissões, todas elas, desde a cavalgada, até a marítima, motorizada e ciclística, este ano ainda temos a corrida da padroeira, em parceria com a Secretaria de Esportes. Outra novidade é o aumento do espaço festivo, o parque será maior. Além disso, teremos um espaço na frente do santuário para estacionamento, que sempre foi um grande problema. Todo ele será reservado para estacionamento para que as pessoas sejam melhores acolhidas na festa.

Folha do Litoral News: A festa neste ano terá a transmissão ao vivo das novenas nas redes sociais. Esta é uma forma de atrair ainda mais o público?

Parron: As redes sociais são uma ferramenta que tem ajudado muito a levar a devoção a Nossa Senhora do Rocio. Isso vai divulgar mais a festa para outros lugares, pessoas que não podem vir poderão acompanhar. No dia 15, já temos dois canais de televisão, a TV Educativa e a TV Evangelizar, que vão transmitir ao vivo a procissão. Talvez a TV Aparecida, que tem abrangência nacional, também transmita ao vivo. Uma maneira de levar a padroeira do Paraná a outras regiões que não a conhecem.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress