Logotipo

Reitor destaca crescimento e protagonismo religioso da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

15 de novembro de 2019

"A devoção a Nossa Senhora do Rocio é muito forte, especialmente agora nesse tempo da festa, em que percebemos o envolvimento de todo mundo querendo homenagear Nossa Senhora", destaca padre Dirson Gonçalves

Compartilhe

Padre Dirson Gonçalves salientou presença maciça de fiéis nas novenas e procissões da festividade e projetos para o Santuário do Rocio em 2020

A 206.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio encerra no domingo, 17, e será marcada pela presença maciça de fiéis nas novenas, procissões e na Praça da Fé. Padre Dirson Gonçalves, que assumiu como reitor do Santuário do Rocio em fevereiro deste ano, comandou a sua primeira festividade da Mãe do Rocio, e junto a todos os padres  e organizadores, destacou o crescimento e protagonismo do evento de fé no Paraná e no Brasil. O reitor ainda frisou os projetos do Santuário para ampliar a atuação em Paranaguá e no Paraná em 2020, bem como deixou uma mensagem de espiritualidade aos devotos de Nossa Senhora do Rocio.

Padre Dirson Gonçalves nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e descobriu sua vocação sacerdotal na adolescência, ingressando no seminário aos 18 anos, sendo atualmente missionário redentorista e formado em Teologia e Filosofia. Em seu sacerdócio, atuou como redentorista no Santuário Mariano do Mato Grosso do Sul, onde teve uma atuação ímpar e com foco na espiritualidade e turismo religioso, algo que está desenvolvendo desde o início de 2019 no Santuário do Rocio, onde atua como reitor. Confira a entrevista:

Folha do Litoral News: Como está sendo a experiência de comandar a 1.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio como reitor em Paranaguá?

Padre Dirson: Estou muito contente com esta primeira festa. Fui surpreendido positivamente, não sabia a dimensão da festividade, que é muito grande, pois a cidade inteira se envolve. O assunto nas ruas, nas lojas, entre as pessoas, é a Festa do Rocio. É um momento em que a cidade inteira se volta para isso, bem como pessoas de outras cidades do Paraná, de Curitiba e do interior, fazer esta homenagem a Nossa Senhora do Rocio, algo que é muito bonito.

Folha do Litoral News: Como está observando a devoção do parnanguara e do paranaense a Nossa Senhora do Rocio?

Padre Dirson: É uma devoção muito forte, especialmente agora nesse tempo da festa, em que percebemos o envolvimento de todo mundo querendo homenagear Nossa Senhora. Isso é algo histórico, já faz quase 400 anos que a Imagem foi encontrada e esta devoção sentimos que vem crescendo, algo que vai ao encontro de nosso sonho com o Santuário, que é o da devoção crescer mais, por isso temos projetos no ano que vem de expandir os dias de romarias, que assim possamos espalhar o que acontece em novembro para todos os meses do ano, fazendo com que vários ônibus e centenas de pessoas venham a Paranaguá fazer esta homenagem a Nossa Senhora e culminar com a grande festa do mês de novembro.

Folha do Litoral News: Sobre as novenas, é perceptível a presença grande de fiéis todos os dias, sendo que inclusive foram montadas coberturas fora do Santuário para receber os devotos. Como o senhor está vendo isso?

Padre Dirson: São quatro horários de novenas. Desde o primeiro horário, às 6h, vemos a igreja lotada, com pessoas até mesmo fora nas tendas que preparamos com os telões e cadeiras. Às 9h, temos as missas dos estudantes lotadas com alunos, pais e professores. De tarde, às 15h, novamente temos outra novena, com o Santuário lotado, com um público mais idoso, que encontra neste horário uma oportunidade melhor de participar. De noite novamente vemos a igreja lotada. Tudo isso me impressionou muito, vendo os quatro horários de missas lotados de fiéis.

Padre Dirson assumiu como reitor do Santuário do Rocio em fevereiro de 2019

Folha do Litoral News: Como será o encerramento da festividade e qual a importância do Show de Prêmios para angariar recursos ao Santuário e aos projetos sociais?

Padre Dirson: No domingo, 17, concluiremos a festa com o Show de Prêmios, sendo que a novidade neste ano será o sorteio de dois carros, uma motocicleta, uma bicicleta elétrica e uma televisão. Será um momento especial ver quem levará esses prêmios. Aproveito também a oportunidade para agradecer a quem participa do Show de Prêmios, pois essas pessoas colaboram com o Santuário nesses vários projetos de expansão. Tudo só funciona se tivermos condições financeiras para tal, o que nos dá a sustentação para esses projetos e expansão são as promoções, o Show de Prêmios, e a própria festa da Padroeira do Paraná.

Folha do Litoral News: Quais os projetos programados pelo Santuário do Rocio para 2020?

Padre Dirson: Para 2020 temos várias coisas alinhadas. Por exemplo, o Santuário foca muito a responsabilidade social, com cursos que já são oferecidos, e estamos trabalhando para duplicar o número de cursos. A formatura neste ano foi muita bonita e queremos ampliar isso. No ano que vem temos a expectativa da inauguração do Mega Rocio que vai nos ajudar muito a acolher romarias e a fazer eventos religiosos em Paranaguá, espaço que temos muitas ações programas para aumento da devoção a Nossa Senhora do Rocio. Outro foco para 2020 é celebrar os 100 anos da Igreja, que será o ano do centenário, sendo que, além disso, é o ano em que marcamos o começo da expansão das romarias, que ao invés de serem só no primeiro domingo, serão no primeiro e no terceiro domingos. O próximo ano trará muitos projetos novos de celebração e expansão, algo que estamos muito contentes e confiantes de que será um ano abençoado.

Folha do Litoral News: Deixe uma mensagem de espiritualidade aos fiéis de Paranaguá e do Paraná, bem como para toda a população:

Padre Dirson: Primeiramente, quero agradecer à imprensa e à Folha do Litoral News, que é sempre parceira do Santuário do Rocio. Quando a imprensa divulga e participa das nossas ações, ela colabora e muito para que a devoção à Mãe do Rocio cresça, fazendo com que o Santuário e Paranaguá fiquem cada vez mais conhecidos em muitos lugares. Quero agradecer aos fiéis por estarem conosco e peço para que participem sempre, serão sempre muito bem-vindos aqui, estamos sempre trabalhando para a gente acolher melhor todos os devotos de Nossa Senhora que passam por aqui. Vocês serão muito bem-vindos na casa da nossa Mãe, a Mãe de todos os paranaenses, Nossa Senhora do Rocio. Agradecemos e desejo que Deus e Nossa Senhora do Rocio possam abençoar a vida de todos sempre.

 

 


Colunistas