Logotipo

Novo diretor da Unespar tem o compromisso de aproximar a universidade da comunidade

13 de outubro de 2019

"Tenho orgulho de ter começado e me formado na Unespar como aluno e hoje ser professor desta instituição e estar assumindo inclusive a direção do campus de Paranaguá", afirma o novo diretor

Compartilhe

Professor Moacir Dalla Palma assume, no dia 22, gestão do campus que conta com 1,7 mil alunos em 10 cursos de graduação

Em setembro foi eleito democraticamente o novo diretor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá. Trata-se do professor Moacir Dalla Palma, formado em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, atualmente campus da Unespar, mestre e doutor em Letras com concentração em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além disso, no campus de Paranaguá Dalla Palma foi coordenador do curso de Letras por quatro anos, diretor do Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação de 2016 a 2019, entre outras funções, a principal: ser professor e defensor da universidade pública e de qualidade.

Moacir Dalla Palma destaca entre os principais focos da nova gestão a união e a integração da universidade pública com a sociedade. Atualmente, o campus conta com 1,7 mil alunos em cerca de 10 cursos de graduação, formando anualmente de 300 a 400 profissionais no litoral do Paraná. Segundo ele, a universidade possui uma função social no litoral, formando centenas de profissionais ao ano, com 40 a 50 projetos de pesquisa anuais, com foco no conhecimento e em melhorias na comunidade litorânea em educação, sustentabilidade, desenvolvimento social e ressocialização. Confira a entrevista:

 

Folha do Litoral News: Quais os compromissos da nova gestão da Unespar campus Paranaguá?

Dalla Palma: Tenho orgulho de ter começado e me formado na Unespar como aluno e hoje ser professor desta instituição e estar assumindo inclusive a direção do campus de Paranaguá. O nosso foco principal é melhorar a relação com a sociedade e recuperar o papel político de diretor de campus, para que possamos ter um melhor diálogo com a sociedade civil e organizada. Só conseguimos conquistar coisas para a universidade com o apoio da sociedade. Buscaremos atuar na comunidade, fazendo projetos que a atendam, principalmente com foco nas comunidades carentes de Paranaguá e do litoral. Somos a única universidade estadual do litoral, atendemos alunos que vêm de todos os sete municípios da região e precisamos pensar em toda a sociedade litorânea.

 

Folha do Litoral News: Qual a importância da Unespar ser uma universidade pública que oferece o ensino superior de forma gratuita aos alunos de Paranaguá e litoral?

Dalla Palma: A universidade pública precisa ser defendida. A importância da Unespar não só para Paranaguá, como para o litoral, é indiscutível. A universidade pública, gratuita e de qualidade é o que nós queremos e fazemos na Unespar. Temos vários exemplos, entre eles o fato do nosso curso de Administração estar entre os 12 melhores do Paraná e o curso de Letras estar entre os nove melhores. Os nossos cursos são de qualidade. Oitenta e cinco por cento dos nossos professores são mestres e doutores. A busca da qualidade de ensino é o que há de mais importante para toda a equipe. Para buscar isso, precisamos pensar não só na qualificação dos professores, pois o que nós fazemos hoje com a estrutura que temos é fantástico. Os nossos cursos estão melhorando na avaliação do ENADE, o que reforça a importância da Unespar para o litoral.

 

Folha do Litoral News: Qual a importância do trabalho de pesquisa e extensão da Unespar?

Dalla Palma: Temos um trabalho de pesquisa e extensão em Paranaguá e no litoral de fundamental importância, entre eles o projeto 'Couro de Peixe', que é um projeto de extensão nosso da professora Kátia Kalko, o qual está sendo exportado para a Alemanha, então é um trabalho de qualidade que essa universidade tem, e, inclusive, está gerando emprego e renda para a população do litoral. Temos outro projeto do professor Roveda, que é o Paraná Orgânico, entre outras iniciativas. Temos o Patronato também, que atende pessoas que cumprem medidas socio-educativas determinadas pela Justiça, algo coordenado pela universidade que coloca essas pessoas para cumprirem essas medidas com foco na ressocialização.

 

Folha do Litoral News: Qual a importância da união e convivência democrática de ideias para formar esta nova diretoria, visto a presença de professores que concorreram no pleito e que agora estão juntos em prol do campus?

Dalla Palma: A nossa ideia é divulgar para a comunidade o que a Unespar realiza. Não queremos entrar em querelas partidárias, somos avessos a isso. Nosso objetivo é trabalhar pelo campus, é melhorar a universidade, algo necessário, e para isso temos que trabalhar juntos. Eleição é eleição, acabou. Mesmo na eleição nós não tivemos problema algum, cada um fez sua campanha de maneira limpa e as pessoas escolheram o diretor democraticamente. Trabalhamos juntos após a eleição nos centros de área, no próximo dia 22 tomo posse como diretor do campus, às 19h30.

 

Folha do Litoral News: Qual a importância do Ensino Superior gratuito em Paranaguá e no litoral?

Dalla Palma: A Unespar é uma universidade gratuita, ela é pública. Uma proposta que temos é que as nossas pós-graduações vão ser gratuitas, porque a universidade é pública. É importante dizer que também atuaremos para que os nossos cursos de graduação trabalhem juntos, estamos buscando isso e buscaremos ainda mais ao longo da nossa gestão. Além do isolamento da Unespar com a comunidade, percebemos muitas vezes também um isolamento interno de cursos que se isolam dos outros. Queremos que os cursos dialoguem, trabalhem juntos, temos 10 cursos de graduação no campus Paranaguá e 70 em toda a Unespar no Paraná.

 


Colunistas