conecte-se conosco

Entrevista

Cônsul do Paraguai destaca intercâmbio cultural e econômico

Edgar Patiño Guerrero salientou a boa receptividade do povo parnanguara

Publicado

em

O cônsul do Paraguai em Paranaguá, Edgar Patiño Guerrero, nasceu em Assunção e foi nomeado para o consulado desta cidade em dezembro de 2016, depois de ter tido a oportunidade de trabalhar com diversos diplomatas importantes ao redor do mundo. Edgar é economista por formação, mestre em Planejamento e Condução de Estratégia Nacional, mestre em Gerência e Gestão Pública, diplomata do Ministério de Relações Exteriores entre outros cursos de especialização. O cônsul ainda foi professor universitário de graduação e pós-graduação na Universidade Nacional de Assunción, Universidad Americana e Universidad de Integración de las Americas na área de Relações Internacionais.

Com o objetivo de estudar e também a trabalho, desde 1993, Guerrero passou por países como Argentina, Bolívia, Uruguai, Equador, México, Estados Unidos, Espanha, Bélgica, China e Taiwan. Nesta entrevista à Folha do Litoral News, o cônsul falou sobre as parcerias que vem sendo firmadas com diversos setores da sociedade, visando a trocar experiências na área cultural e econômica.

Folha do Litoral News: Recentemente, em reunião com o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, foi discutido um convênio de irmandade. Como ocorre esse convênio?

Guerrero: O convênio de irmandade entre as cidades é um instrumento, um acordo, que permite o relacionamento entre não só as cidades, mas também entre as autoridades e as cidadanias com o objetivo de fazer intercâmbios e parcerias culturais, por exemplo. Esse é um dos aspectos, pode vir a Paranaguá uma delegação artística do Paraguai e também permite ir ao Paraguai uma delegação artística de Paranaguá. O prefeito mencionou a possibilidade de escolher o samba. Além de facilitar outros tipos de intercâmbios, por exemplo, conhecimentos e experiências no manejo da cidade, de limpeza, de meio ambiente, de transporte, de melhorias. As cidades têm um relacionamento muito forte. Esse relacionamento pode trazer cooperação e levar a intercâmbios comerciais. Temos grandes possibilidades de promover a vinda de produtos aqui para consumo. Também conversamos com o prefeito a possibilidade de intensificar as linhas de transportes diretos, o que será facilitado através de um acordo que permita que transportes possam ir direto a Assunção e também de lá para Paranaguá. Isso existiria uma vez por semana, aqui já estão vindo muitos paraguaios, tem uma coletividade importante e queremos fortalecer isso.

Folha do Litoral News: Como o senhor avalia a presença cultural do Paraguai aqui em Paranaguá?

Guerrero: Nós temos em Paranaguá uma coletividade muito importante, um centro de tradições culturais, que fomenta a cultura do Paraguai, na literatura, na música, na dança, na exposição de quadros. Em maio, no aniversário de Independência Nacional do Paraguai, fizemos uma festa, um brinde, e na Casa de Cultura Monsenhor Celso, tivemos a presença de artistas, que apresentaram a dança paraguaia. Estamos analisando a possibilidade para as próximas atividades, a vinda de conjuntos artísticos.

 

Folha do Litoral News: Quais são seus objetivos para este ano?

Guerrero: Queremos primeiro nos apresentar às autoridades da cidade, conversando com o prefeito, já tivemos a oportunidade de conversar com a Capitania dos Portos, com o bispo de Paranaguá, Edmar Peron, com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá, a Aciap, estreitamos algumas relações para que o nosso povo possa também trabalhar. Conversamos com o presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), porque Paranaguá tem um porto importante e queremos impulsionar isso. Também estamos vendo uma forma de voltar a impulsionar a saída de exportações ao Paraguai por Paranaguá de soja, mas também de outros produtos como carne, produtos alimentícios, lácteos etc. Temos uma possibilidade ainda incerta que encontramos, através do bom relacionamento com a autoridade do Estado do Paraná, Beto Richa, e com isso possamos desenvolver nosso trabalho. O Consulado do Paraguai em Paranaguá existe há mais de 30 anos e nosso compromisso é de aprofundar essas relações. Estamos encontrando uma boa receptividade, temos um bom relacionamento com o diretor da Folha do Litoral News, o senhor Antonio Saad Gebran Sobrinho, que tem uma mentalidade empresarial dinâmica e isso para nós é muito importante porque está permitindo que as pessoas conheçam o nosso País e nos vincular mais fortemente com o Estado do Paraná e com Paranaguá.

Folha do Litoral News: Qual imagem o senhor tem de Paranaguá hoje?

Guerrero: Para mim é uma cidade muito agradável, hospitaleira, de gente muito boa e muito amável. Encontrei uma cidade que está permanentemente realizando melhorias, vejo que está havendo limpeza permanente, que tem infraestrutura, há muitas pessoas que trabalham com caminhões, gerando muito movimento no porto. Vemos também muita gente jovem estudando.

Folha do Litoral News: De 60 a 100 famílias paraguaias vivem em Paranaguá hoje, como o senhor analisa a receptividade que tiveram essas pessoas?

Guerrero: Nós queremos agradecer ao povo e às autoridades de Paranaguá porque, como já mencionei, temos o centro de tradições paraguaias, que reúne os compatriotas e está organizado, tem uma associação, um grêmio. Eles manifestaram que estão muito bem, trabalhando. Isso permite que tenhamos descendentes de paraguaios que são brasileiros, mas já erradicados aqui, e temos compatriotas trabalhando em empresas brasileiras, e isso nos deixa muito contentes, porque isso mostra que eles se integraram na sociedade.

Folha do Litoral News: Deixe suas considerações finais.

Guerrero: Estou muito contente aqui em Paranaguá, são apenas três ou quatro meses, e estamos em permanente contato com nossas autoridades no Paraguai, informando sobre o funcionamento do consulado. Este mês é significativo, porque é aniversário de Paranaguá, são 369 anos de fundação que a cidade vai completar, e isso para nós é extremamente significativo. Há uma tradição de cooperação, de intercâmbio entre Paraguai e Paranaguá, encontramos boas possibilidades de fomentar e impulsionar esse relacionamento. Vemos oportunidade de crescimento e de retomar vias de comunicação terrestre, aérea, e também de incrementar a exportação de nossos produtos através do Porto de Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque anunciou que, em breve, o Paraguai terá uma praça com a denominação de República do Paraguai e isso para nós é muito importante porque vai estabelecer um relacionamento mais forte e significativo. Quero agradecer às empresas que operam através do consulado.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress