conecte-se conosco

Eleições 2024

Paraná tem aproximadamente 190 mil eleitores com títulos cancelados

Eleitores precisam pedir regularização até 8 de maio

Publicado

em

Foto: Divulgação / TSE

Dia 8 de maio é o último dia para o eleitor regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou na segunda-feira, 8, que o Estado tem cerca de 190 mil pessoas com o título cancelado. Para votar nas Eleições 2024, as pessoas devem regularizar a situação até o dia 8 de maio. Ao todo, são mais de 8,5 milhões de eleitores no Paraná.

“O cadastro da Justiça Eleitoral hoje no Estado do Paraná conta com aproximadamente 8 milhões e 500 mil eleitores e destes nós temos um número de aproximadamente 190 mil que estão com seu título cancelado, isso significa que essas pessoas não poderão votar nas próximas eleições”, informou o secretário de Comunicação e Multimídia do TRE-PR, Willian Gallera Garcia.

A partir de 8 de abril, quem não tiver biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não poderá utilizar os serviços do Título Net, ou seja, o atendimento para essas pessoas ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Enquanto isso, eleitores com biometria em dia podem continuar utilizando a ferramenta on-line até 8 de maio.

“São vários os motivos pelo cancelamento, mas dois principais que chamam a atenção são: os eleitores que deixaram de votar por três eleições consecutivas e aqueles eleitores que não compareceram na revisão do cadastramento biométrico em seus municípios quando ocorreu para esses eleitores regularizarem a sua situação junto à Justiça Eleitoral. Em primeiro lugar tem que ser observado o prazo, que é o dia 8 de maio. Em segundo lugar provavelmente os eleitores tenham uma multa para ser paga, que provavelmente deixaram de votar por três eleições consecutivas, essa multa pode ser gerada pelo próprio site do TSE na internet pelo www.tse.jus.br”, explicou Garcia, relatando que o eleitor pode gerar a guia de recolhimento desse valor, por cada turno que se deixou de votar, de R$3,51. O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

Eleitores com biometria em dia podem continuar utilizando os serviços do Título Net até 8 de maio. (Foto: Divulgação / TRE-PR)

O eleitor que não conseguir gerar sua multa pela internet, fazer o pagamento antecipado, pode comparecer também diretamente ao Cartório Eleitoral. De toda forma, o cidadão precisa se dirigir a uma unidade da Justiça Eleitoral para fazer a revisão dos dados, portando um documento de identificação com foto original, comprovante de endereço e o comprovante do pagamento da multa, caso já tenha recolhido.

“Além de não poder votar nas Eleições 2024, que é a principal consequência, o eleitor que está com o título cancelado pode encontrar alguns problemas no dia a dia. Ele vai ter impedimento para emissão do passaporte e RG, ou de fazer matrícula, ou mesmo renovar a matrícula junto a instituições públicas de ensino”, reforçou o secretário de Comunicação e Multimídia do TRE-PR.

Portanto, dia 8 de maio é o último dia para o eleitor regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral e é também o último dia para que a pessoa tire o seu título a partir dos 15 anos de idade, além de querer atualizar algum dado no cadastro de eleitores, como: endereço dentro do mesmo município ou mudar para outra cidade.

Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Para reforçar esse alerta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a nova campanha com o nome “Título na mão é sossego na eleição”.

Com informações do TRE-PR e TSE

Em alta

plugins premium WordPress