conecte-se conosco

Eleições 2018

TSE terá novas resoluções para combater fake news nas eleições

O presidente do TRE, desembargador Luiz Taro Oyama, acompanhado do membro da Corte doutor Jean Leeck e dos juízes substitutos doutor Ricardo Augusto Reis de Macedo e doutora Gracianne Aparecida do Valle Lemos

Publicado

em

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, acompanhado do membro da Corte doutor Jean Leeck e dos juízes substitutos doutor Ricardo Augusto Reis de Macedo e doutora Gracianne Aparecida do Valle Lemos em evento internacional “Fake News”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse ao participar do fórum “O Rio de Janeiro e os 30 anos da Constituição Federal”, que até o final de junho a Justiça Eleitoral vai emitir novas resoluções para ajudar no combate a fake news durante as eleições.

“Há reuniões estrategicamente sigilosas. São reuniões virtuais e com remessas de dados e informações. O próximo passo é documentar as providências, documentar caracterizações de fake news, estabelecer parâmetros para que não tenha controle de conteúdo, censura. Em breve teremos isso, são resoluções que precisam ser deliberadas pelo colegiado. Acredito que até o final de junho tenhamos isso”, disse o ministro após o fórum.

TRE-PR MARCA PRESENÇA EM SEMINÁRIO SOBRE FAKE NEWS

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, acompanhado do membro da Corte doutor Jean Leeck e dos juízes substitutos doutor Ricardo Augusto Reis de Macedo e doutora Gracianne Aparecida do Valle Lemos, responsáveis por julgar os feitos relacionados à propaganda eleitoral, participou, na quinta-feira, 21, do Seminário Internacional Fake News: Experiências e Desafios, promovido por uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a União Europeia, com apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Planejamento. O evento contou com a presença de alguns dos maiores especialistas brasileiros e europeus sobre o tema.

As Fake News têm sido alvo de preocupação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2018. O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, considera as notícias falsas uma “real ameaça ao processo democrático”.

 

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Continuar lendo
Publicidade

Em alta