Logotipo

Unespar Campus Paranaguá realiza vestibular especial para o curso de Engenharia de Produção

09 de janeiro de 2019

“Chegamos na Engenharia porque observamos que as empresas estão se instalando em Paranaguá e isso facilitaria a logística”, ressaltou o professor da Unespar, Sebastião Cavalcanti Neto

Compartilhe

Inscrições estão abertas até o dia 23 de janeiro

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, está com as inscrições abertas para o vestibular especial para o curso de Engenharia de Produção. O bacharelado é novidade e tem 40 vagas, com turno integral, disponíveis aos estudantes interessados na área. O vestibular especial é válido também para outro curso da universidade, o de Museologia, no campus Curitiba.

Aqueles que têm a intenção de cursar Engenharia de Produção, no campus Paranaguá, ou Museologia, em Curitiba, têm até o dia 23 de janeiro. O valor da taxa de inscrição para o vestibular é R$ 110,00, que deve ser paga exclusivamente através de boleto bancário impresso pelo candidato no momento da inscrição pelo site http://paranagua.unespar.edu.br/. O ensalamento dos candidatos será divulgado no dia 5 de fevereiro e as provas acontecem no dia 10 de fevereiro.

O diretor do centro de área de Ciências Sociais Aplicadas, professor Sebastião Cavalcanti Neto, falou sobre a concorrência estimada para o curso de Engenharia. “Hoje, o nosso curso de Administração está com 12 por vaga. O de Engenharia acho que seria maior, mas a concorrência não será tão alta neste primeiro ano porque não tem SISU (Sistema de Seleção Unificada). Portanto, são 40 vagas pelo vestibular”, disse Sebastião. O SISU é o sistema informatizado pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A escolha do curso para Paranaguá se deu após uma pesquisa com alunos do Ensino Médio e também da realidade econômica da cidade. “Chegamos na Engenharia porque observamos que as empresas estão se instalando em Paranaguá e isso facilitaria a logística e a tendência é essa, deixar o curso mais próximo ao Porto e não temos o curso na região. Já temos mestres e doutores em Engenharia de Produção, por isso já tínhamos o corpo docente. Fizemos um levantamento de mercado, consultamos alunos sobre o interesse”, ressaltou Sebastião.

Pesquisa de mercado foi aplicada para decidir pela implantação do curso de Engenharia da Produção em Paranaguá (Foto: Divulgação)

CONQUISTA PARA PARANAGUÁ

Segundo o professor Sebastião, trazer o curso a Paranaguá foi uma grande conquista para o campus, que estava há 10 anos sem oferecer uma nova graduação. “Não é fácil, temos que decidir internamente com a Unespar, tendo em vista a importância do curso para a cidade. Depois desse processo, vai para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que autoriza o funcionamento do curso, com autorização do governador”, afirmou o professor.

A Unespar Paranaguá ainda tem duas propostas de Mestrado para este ano, que aguardam autorização, um na área de Gestão da Tecnologia e Inovação e outro na área de Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

REMATRÍCULA

Os alunos veteranos têm de 15 a 23 de janeiro para efetuar a sua rematrícula pelo site http://paranagua.unespar.edu.br/. Caso não seja realizada, a vaga abre para a comunidade que deseja transferência para o campus, ou seja, que já esteja cursando o Ensino Superior em outras universidades.

Colunistas