Logotipo

Secretaria Municipal de Educação inicia cadastro de alunos com autismo

06 de setembro de 2019

O cadastro serve para entrega de carteirinha para alunos e universitários de Paranaguá

Compartilhe

As carteirinhas preferenciais para quem tem o Transtorno do Espectro Autista (T.E.A.) serão entregues e o cronograma já foi estabelecido. A entrega será feita no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), localizado no centro da cidade. Para a retirada, é necessário levar fotocópia do laudo médico, RG e CPF da criança, RG e CPF do responsável e, ainda, o comprovante de residência.

A entrega das primeiras carteirinhas aconteceu no dia 27 de agosto, no gabinete do prefeito. Alguns alunos diagnosticados com autismo da rede municipal receberam o documento confeccionado de acordo com a Lei Federal 12.764/12, que trata sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A iniciativa de fazer as carteirinhas foi um pedido da associação UFA (União de Famílias pelo Autismo) e prontamente atendido pela Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Paranaguá. Com este documento, os pais, familiares e responsáveis pela pessoa com autismo não precisam apresentar laudos médicos e documentos comprobatórios da síndrome para ter preferência em fila de supermercado, de banco, no comércio geral, de cinema, por exemplo. E a carteirinha é válida em todo o território nacional.

O cadastro começou na quinta-feira, 5. Para fazer o cadastro, os responsáveis devem se dirigir ao CMAE, que fica na Rua Rodrigues Alves, 690, Centro. O cadastro será dividido em cinco etapas compreendendo alunos da rede pública de ensino e de escolas particulares, universitários e pessoas com autismo que não se encontram em qualquer unidade de ensino.

Serviço

CMAE: Rua Rodrigues Alves, 690

Documentos necessários: Fotocópia do laudo médico; RG e CPF do T.E.A.; RG e CPF do responsável; Comprovante de residência

ATENÇÃO, comparecimento da pessoa com T.E.A. para realização da foto no momento do cadastro.

Todos os munícipes parnanguaras terão direito à confecção da carteirinha preferencial TEA. Porém, deve-se ficar atento ao cronograma de atendimento.

Horário: das 9h às 14h.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

1.ª Etapa: Alunos da rede Municipal - 6 de setembro - sexta-feira - 9h às 14h; 9 de setembro - segunda-feira - 9h às 14h; 10 de setembro - terça-feira.

2.ª Etapa: Alunos da rede Estadual - de 11 a 18 de setembro.

3.ª Etapa: Alunos da Escolas Particulares - de 19 a 25 de setembro.

4.ª Etapa: Alunos Universitários - de 27 de setembro a 2 de outubro.

5.ª Etapa: Pessoa com T.E.A. que não se encontra cadastrada em Unidade de Ensino - de 9 a 11 de outubro.


Colunistas