conecte-se conosco

Educação

Programa “Escola 1000” entra em ação no litoral

Diretores assinaram termo que possibilita melhorias nas escolas

Publicado

em

Na manhã de quarta-feira, 24, aconteceu em Paranaguá, a assinatura do termo de serviço do Projeto Escola 1000. O programa do Governo Estadual envolve mil estabelecimentos de ensino que foram contemplados com obras de recuperação e benfeitorias.

O objetivo é viabilizar e acelerar a realização de obras na modalidade de reformas e melhorias nas escolas da rede estadual de ensino. O investimento total do Governo do Paraná no Escola 1000 é de R$ 100 milhões.

A assinatura do termo aconteceu pela manhã no Colégio Estadual Regina de Mello e pela tarde no Roque Vernalha e Zilah dos Santos Batista. O documento foi assinado pela direção dos estabelecimentos e pela empresa WHX construções, representada por Vanessa Fulgencio Uchoa.

 

ESCOLAS DO LITORAL

Paranaguá teve 12 escolas incluídas no programa. Pontal do Paraná, quatro; Guaraqueçaba, três; Matinhos e Antonina, dois cada; e Morretes, uma.

De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Selma Camargo Meira, este programa está beneficiando 28 escolas do litoral, sendo que 12 estão em Paranaguá. “Muitas escolas estão necessitando de reformas, na parte da calha, piso, telhado e outros quesitos essenciais para que possam continuar atendendo com qualidade. Hoje em Paranaguá estamos iniciando essa assinatura do termo de serviço que muito vai melhorar na questão predial”, destacou.

 

SOLENIDADE

A diretora da Escola Regina de Mello, professora Caroline Ferreira, ressaltou durante a solenidade que este programa veio para ajudar as escolas que estão apresentando problemas estruturais. “Nossa escola foi contemplada justamente por isso. Nós recebemos verbas mensais, mas esse dinheiro é maior e vai possibilitar uma melhoria mais ampla, como, por exemplo, na troca de telhas. Vamos reformar os banheiros, fazer pintura externa, trocar o forro e ainda reformar a parte do muro. Tudo isso vai ser possível graças ao Escola 1000”, enfatizou.

O engenheiro Francisco da Sassala, da Secretaria de Estado da Educação, o qual fez o levantamento dos itens necessários das benfeitorias, apontou que o programa libera R$ 100 mil para cada escola. “É  um programa de 100 milhões de reais, pois abrange mil escolas. Contempla aplicação de benefícios como as substituições de elementos. Não pode haver mudanças e sim trocas de peças, como, por exemplo, uma janela de aço por uma de alumínio. Vai trazer muitas benfeitorias para  as escolas que estão necessitando”, assinalou.

A professora Alessandra Vilarinho não escondeu a felicidade ao presenciar o termo de assinatura do contrato. Ela destacou que o projeto representa uma nova página na história da escola. “Estávamos aguardando com muita expectativa por esse momento, pois são de extrema necessidade esses investimentos. Estamos felizes e mais tranquilos, porque agora sabemos que em pouco tempo não teremos mais goteiras na sala de aula. Esta é a questão mais urgente”, enfatizou.

O estudante Gabriel Abrantes marcou presença na assinatura do termo de serviço representando os demais alunos do colégio. O jovem que participa de movimentos estudantis parabenizou a chefe do núcleo pelos trabalhos realizados e contou que a partir de agora a comunidade escolar poderá ter um estabelecimento de mais qualidade. “Todos nós lutamos por uma escola melhor porque estamos de passagem nas carteiras escolares e todo investimento feito ficará para as próximas gerações”, destacou.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress