conecte-se conosco

Educação

“Patas do Bem” será lançado em Paranaguá nesta semana

Um cachorro da raça Golden Retriever será utilizado para auxiliar alunos com necessidades especiais e idosos

Publicado

em

Paranaguá terá uma iniciativa nesta semana que visa a levar alegria e bem-estar a todos os públicos. Trata-se do Projeto Patas do Bem que será lançado na quarta-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, serão apresentados os integrantes da equipe idealizadora do projeto. O Patas do Bem é idealizado no município pela primeira-dama, Amanda Pereira Roque. 
Segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, a intenção é exercer a terapia assistida com a utilização de cães no auxílio dos alunos com necessidades especiais da rede de ensino e os idosos com apoio ao tratamento ajudando a despertar habilidades motoras, a comunicação, o carinho e atenção de forma multidisciplinar. 
Para isso, o projeto contará com o apoio de um cão da raça Golden Retriever, chamado Naruto. “A meta é exercitar o que temos de mais valioso dentro de nós, o amor, por meio das “Patas do Bem”, esperamos que essa iniciativa transforme muitas vidas”, revelou a primeira-dama, Amanda Roque. “Nossos agradecimentos especiais aos nossos parceiros, às treinadoras Fabiana, Janaína, Guarda Civil Municipal Reginaldo e Rondney Mesquita”, acrescentou.
O convite para conhecer mais de perto o projeto e também os animais que fazem este trabalho tão importante e de grande benefício a crianças e idosos, se estende a todos os moradores. “Toda população parnanguara está convidada para prestigiar esse projeto pioneiro no litoral do Estado”, concluiu a nota da prefeitura.

PROGRAMAÇÃO

A abertura com a apresentação oficial do Projeto Patas do Bem acontece na quarta-feira, 11, a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já na quinta-feira, 12, haverá atividades na Escola Municipal Joaquim Tramujas, às 14h, com coffee break.
Na sexta-feira, 13, a visita será para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Paranaguá, Escola Maria Nelly Picanço, às 14h. No sábado, 14, a visita será no Asilo de Idosos São Vicente de Paulo, a partir das 9h. Ainda no sábado, o projeto realizará atividades com as crianças no Aeroparque.
A iniciativa conta com o apoio da Equipe Canidea K9, de São José dos Pinhais; Vale da Neblina – Centro de Adestramento Canino, do Rio Grande do Sul; e da Escuela Canina – Balto MDQ, da Argentina.

BENEFÍCIOS

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma prática que tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social de pacientes. A TAA não substitui terapias e tratamentos convencionais, mas ajuda a melhorar a qualidade de vida de pacientes com deficiências físicas, sensoriais, mentais e motoras.
A secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra, considerou a humanização dos alunos. A Escola Joaquim Tramujas já tem animais convivendo com as crianças e a ação tem colhido resultados positivos. “A escola já adotou um pato, um coelho, e a gente vê as crianças mais unidas. O projeto traz esse amor aos animais e à natureza, esse respeito para cuidar dos animais, traz toda essa prática humanizada que colabora e muito com crianças e também com idosos”, explicou a secretária.
 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress