Logotipo

Paraná lança programa de combate à evasão escolar

07 de junho de 2019

Programa Presente na Escola reúne estratégias de acompanhamento de frequência na rede estadual

Compartilhe

Na manhã de quinta-feira, 6, aconteceu o lançamento do Programa Presente na Escola, de forma simultânea em todo o Estado do Paraná. O Núcleo Regional de Educação lançou o programa no auditório do Colégio Estadual José Bonifácio.

Chefe do Núcleo, Izabel Vieira, destaca que o programa vai facilitar identificação de alunos faltosos 

Mais de 100 educadores marcaram presença, como a secretária Municipal de Educação, Vandecy Dutra, além de autoridades ligadas aos direitos das crianças e adolescentes, como Luiz Carlos Portaneri, representando o projeto do ECA. Além do lançamento do programa, também ocorreu o Encontro Regional de Combate ao Bullying e Prevenção à Violência no Contexto Escolar que é uma questão que está ligada à evasão escolar. 

Lançamento ocorreu no auditório do Colégio José Bonifácio 

De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Izabel Vieira de Souza, o Programa Presente na Escola tem como objetivo combater a evasão escolar.

“Ano  passado foram 89 mil alunos que abandonaram os estudos em todo o Paraná. É um número muito alto. Neste ano, o Governo está lançando esse programa que vai emitir boletim diário das escolas contendo o número de alunos que faltaram e o turno em que as faltas mais são registradas. Assim ficará mais fácil para o diretor identificar qual a turma que está tendo mais faltas e poderá ser feito um trabalho integrado com as nossas redes de proteção para identificar quais problemas estão gerando a evasão escolar”, explica. 

O programa Presente na Escola é voltado também para os pais dos alunos. Isso porque haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, por meio do qual os pais ou responsáveis irão receber mensagens diárias informando se o estudante compareceu ou não à escola, acompanhando a frequência do aluno. 

A coordenadora pedagógica do Núcleo Regional de Educação, Andrea Salomão de Souza Frecceiro, destacou que o lançamento do programa representa uma nova etapa na educação paranaense.

“É mais uma ferramenta para auxiliar as escolas para conseguir realizar ações com relação à evasão escolar. As escolas vão receber relatórios diários de frequência dos alunos e, através disso, terão acesso aos estudantes que apresentam o maior número de faltas. Esse acesso rápido permite que as escolas façam ações imediatas para que consigam reverter essa situação”, destacou. 

PRESENTE NA ESCOLA

O programa vai reunir uma série de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono escolar, desde o monitoramento de frequência até a articulação com a rede de proteção. Cada escola terá um objetivo de frequência. Ou seja, ao verificar que está com a frequência abaixo de um certo percentual, poderá elaborar ações direcionadas para reverter esse quadro. 

Para a coordenadora pedagógica do Núcleo, Andrea Salomão esta é mais uma ferramenta para auxiliar as escolas no combate à evasão

O Presente na Escola funcionará de maneira integrada com o aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor realizar a chamada off-line pelo celular. Com essa base de dados, serão gerados relatórios diários por escola e série. O relatório vai informar, por exemplo, quais são os 10% alunos mais faltosos. 
 

Colunistas