conecte-se conosco

Educação

Instituto Estadual de Educação recebe nova pintura

Estudantes aprendem sobre o patrimônio histórico e a importância de preservar

Publicado

em

O Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha está ficando de cara nova. O prédio histórico está ganhando nova pintura de acordo com as cores originais. Os trabalhos iniciaram no inicio de maio e devem ser concluídos até o mês de julho se o tempo permitir.

O colégio está colocando em prática o projeto “Pintando nas Férias” desenvolvido pelo Fundepar. O estabelecimento de ensino efetuou a inscrição em 2018 e teve o parecer favorável.

De acordo com a diretora Elaine Gimenes, a pintura esta sendo efetuada na parte inferior do prédio e a segunda etapa será voltada para o primeiro andar.

“Em 2018 a escola recebeu uma verba do Governo do Estado por intermédio do projeto pintando nas férias. Nós fizemos uma pesquisa de preço e achamos tintas em preços acessíveis. Acumulamos essas tintas com mais algumas que nós temos adquiridos com dinheiro do PDDE que é o Programa Dinheiro Direto na Escola e começamos agora no ano de 2019 com verbas que recebemos do Fundo Rotativo e do PDDE. Iniciamos pintando toda o toda a fachada do nosso Colégio. Logo vamos pintar as salas da parte do térreo”, explica a diretora.

O  estabelecimento de ensino desenvolve entre os alunos a consciência em torno da preservação do patrimônio.

“Iniciamos esse trabalho com alunos que ingressam em nosso colégio, no 6º ano, para que saibam sobre a história da escola e sua importância no contexto da educação em Paranaguá e no Paraná. Achamos que é muito importante a preservação do patrimônio público, pois o nosso Colégio é um baluarte da educação em Paranaguá. Todos os professores estudaram aqui, assim como muitas personalidades ilustres. É o nosso dever preservar e ensinar aos nossos alunos a importância do prédio”, esclarece.

Os alunos tem demonstrado compreensão e os resultados podem ser vistos em todos os setores da escola. Isso porque eles buscam manter a preservação não riscando as paredes e as carteiras.

“Eles olham todos os dias a arquitetura do prédio e o mural dos antigos diretores e desta forma aprendem a história e a importância que a escola representa em nosso município. E nos últimos dias estão vendo as dificuldades que vencemos para colocar em pratica a pintura em todo prédio”, finaliza.

92 anos

A construção do edifício foi iniciada em 1924 com a implantação da pedra fundamental na gestão do governo de Dr. Caetano Munhoz da Rocha. A Escola foi criada em 1927, no aniversário de 279 anos de Paranaguá, pelo próprio Presidente de Estado Dr. Caetano, ano em que foi concluída a obra.

O edifício é um valioso exemplar arquitetônico com características neoclássicas. De acordo com os registros históricos seu estilo assume a forma de um anfiteatro a céu aberto, moda popular nos meios sociais europeus da época.

 

Publicidade








plugins premium WordPress