conecte-se conosco

Educação

Matrículas estão abertas até o dia 19 de janeiro

NRE afirma que todas as unidades de ensino do litoral estão à disposição dos alunos para efetivação das matrículas

Publicado

em

As matrículas para alunos na rede estadual de ensino, abrangendo unidades escolares estaduais de todos os sete municípios do litoral, bem como de todo o Paraná, serão realizadas até a sexta-feira, 19. Pais e responsáveis dos estudantes devem procurar as instituições de ensino para apurar a existência de vagas, levando documentos necessários para a efetivação da matrícula. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Selma Camargo Meira, o cronograma foi estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) desde o final de 2017, em que se prevê o início do ano letivo de 2018 para o dia 19 de fevereiro. 

Atualmente, as instituições de ensino estão efetivando as matrículas em todo o litoral. De acordo com o NRE, com base no ano letivo de 2017, a perspectiva é que sejam matriculados 31 mil alunos para o Ensino Fundamental, Médio e Profissional nos sete municípios da região. Além disso, serão feitas cerca de 6 mil matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), algo que totaliza perspectiva de cerca de 37 mil alunos na rede estadual de educação do litoral em 2018, sem contar programas de atendimento educacional especializado e de ampliação de jornada.

Segundo o NRE, para que seja efetivada a matrícula, os pais e responsáveis do aluno devem levar os seguintes itens para a unidade de ensino que desejarem matricular o aluno: Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, ou Carteira de Identidade (RG) – original e cópia; Carteira de Identidade – RG (para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional) e Cadastro de Pessoa Física – CPF (para alunos da Educação Profissional) – original e cópia;  Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de 3 meses). Quando a fatura não estiver em nome do responsável pelo aluno, apresentar conjuntamente, outro comprovante de endereço em nome da mãe/pai/responsável pelo aluno – original e cópia; e Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de ensino de origem. 

Chefe do NRE, Selma Meira, destaca atuação para beneficiar o rendimento escolar de estudantes em 2018

 

De acordo com a chefe do NRE, Selma Meira, após a concretização das matrículas até sexta-feira, 19, será iniciada a distribuição das aulas no dia 1.º de fevereiro com resolução própria. “Após isso, a Semana Pedagógica  acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro  e o início das aulas com alunos, segundo o Calendário Escolar, está previsto para dia 19 de fevereiro. Os  documentos que norteiam  a Semana Pedagógica já se encontram nas escolas para estudo e planejamento”, explica.

“O NRE para 2018 está elaborando a segunda fase de um projeto sobre o rendimento escolar com os resultados de 2017, levando em conta o número de alunos aprovados por conselho, reprovação, evasão, bem como o impacto dos serviços que o Estado oferta às escolas da rede estadual”, explica a chefe do NRE, demonstrando a preocupação contínua de obter um panorama real da educação litorânea. “Além disso, ofereceremos  um programa de aceleração de estudos para  alunos com distorção de idade e/ou série, assim como salas de apoio, atividades complementares, programa Mais Educação, Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas), entre outros avanços. Todas estas atividades são disponibilizadas no contraturno”, finaliza Selma.
 

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress