conecte-se conosco

Educação

Aulas na rede estadual retornam no dia 15 de fevereiro

Período de matrículas foi encerrado na sexta-feira

Publicado

em

As aulas na rede estadual de ensino retornam no dia 15 de fevereiro para os alunos. Mas, os professores voltam no dia 13 para a elaboração das atividades do semestre. Passo este que é fundamental para garantir o bom funcionamento da escola e de todo o ano letivo. Já a distribuição de aulas dos professores começam no dia primeiro de fevereiro.

A chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira, explicou como acontece esse retorno dos professores à escola antes da chegada dos alunos. “Teremos esses dois dias de planejamento para organizar o trabalho pedagógico do primeiro semestre e depois, em julho, teremos outro. É fundamental neste começo de ano, porque cada diretor tem o seu plano de ação, assim como a pedagoga”, afirmou.

Além disso, este período também é um momento para avaliar o ano letivo anterior e propor melhorias. “Avaliamos os resultados relacionados à aprovação e reprovação, o que é preciso para redimensionar as ações pedagógicas e aquelas educativas, que é quando a gente avalia se a escola está tendo problemas com drogas, evasão de alunos, ausência da participação dos pais nas atividades escolares, é um momento de conversar sobre isso, compartilhar com os outros profissionais e, assim, planejar novas ações para o semestre”, contou Selma.

O fechamento das matrículas foi realizado na sexta-feira, 20. “Desde dezembro, quando os alunos receberam as cartinhas de rematrícula, muitos pais quiseram mudar de escola, mas isso já foi finalizado. Hoje, as vagas já estão efetivadas e agora veremos o número de alunos, o número real de turmas e quantos professores vamos precisar. A distribuição de aulas começa no dia primeiro de fevereiro”, explicou Selma.

 


Distribuição de aulas para professores começa no dia primeiro de fevereiro

 

A distribuição de aulas será realizada de maneira diferente neste ano. A chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá salientou que as pessoas poderão acompanhar em tempo real a distribuição na sua escola. “Em um primeiro momento será dentro da própria escola com os professores que já são efetivos, depois os contratados”, disse.

 

MAIS PROCURADAS

Algumas escolas de Paranaguá possuem uma grande procura de alunos no início das matrículas. As escolas estaduais Roque Vernalha e a Faria Sobrinho se destacam pelo número de alunos que querem uma vaga por estarem localizadas no centro da cidade. “São locais que têm um número limitado de salas de aula e ficamos sem capacidade para atender à grande procura. Mas, se virmos o Colégio Estadual Professora Zilah dos Santos Batista, onde temos 8 turmas de 6.º ano, eu diria que esta também tem muita procura. Depende da região em que a escola está inserida”, analisou Selma.

 

REPOSIÇÃO

Em decorrência das ocupações nas escolas no ano passado, neste ano haverá reposição de aulas. “O ano de 2016 foi atípico, com as ocupações de escolas e a greve dos professores. Mas conseguimos organizar os calendários de reposição e as aulas de 2017 serão iniciadas em 15 de fevereiro. Esperamos que o ano transcorra dentro da normalidade”, afirmou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

Segundo ela, o calendário é apertado, mas se espera que tudo corra dentro da normalidade. A expectativa é iniciar também o pagamento das progressões e promoções dos servidores. “Isso é uma ótima notícia, pois zerando esse passivo teremos um planejamento melhor. Estou muito satisfeita que pagaremos esses avanços. Estamos conseguindo atravessar esta crise melhor que outros Estados, graças às medidas tomadas pelo Governo do Paraná”, destacou a secretária.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress