conecte-se conosco

Educação

Aulas da rede municipal de ensino iniciam hoje em Paranaguá

Segundo Semedi, 90% das salas de aula da rede municipal contam com ar condicionado e trabalho de revitalização segue ocorrendo nas unidades (Foto: PMP/Semedi)

Publicado

em

Ano letivo de 2019 será iniciado para mais de 17 mil alunos das escolas municipais e CMEI´s

Na terça-feira, 12, será iniciado o ano letivo de 2019 na rede municipal de ensino gerida pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) da Prefeitura de Paranaguá. Mais de 17 mil alunos irão preencher os bancos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) presentes em todo o município.

Segundo a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra, a expectativa é positiva com a disponibilização gratuita de kits escolares e materiais didáticos do Sistema de Ensino SEFE/OPET, bem como manutenção das unidades e instalação de aparelhos de ar condicionado e internet de fibra ótica.

"Começamos na semana passada com a formação de nossos funcionários administrativos, auxiliares de serviços gerais e motoristas, bem como com nossos professores com formação pela própria escola e pela Unespar. Hoje estamos com a garra toda para bem receber toda esta garotada que estão cheias de energia, que voltam das férias descansadas. São cerca de 17 mil alunos que receberemos com alegria e satisfação, pois são eles que movem a educação municipal", afirma a secretária Vandecy Dutra.

De acordo com a gestora, os pais devem estar atentos para levar os filhos nos horários corretos de funcionamento das unidades de ensino. Segundo ela, foi realizada uma força-tarefa de manutenção, com instalação nas escolas de internet de fibra ótica e com cerca de 90% das salas de aulas do município com ar condicionado. "Com este calorão, isto é uma grande alegria. Fizemos manutenção nos bebedouros, fizemos limpeza e roçada nos quintais das escolas, deixando-os limpos. Temos muitas obras que serão iniciadas em 2019, como da escola José de Anchieta, o CMEI Arcelina Bonfim e Navegantes, iremos realizar manutenção e reforma no Ginásio Albertina Salmon e no Estádio Gigante do Itiberê. Teremos muitas novidades que irão alavancar a educação", complementa a secretária de Educação.

"A educação infantil é a parte mais importante da educação, porque é a formação das nossas crianças", explica Vandecy Dutra, ressaltando que as diretoras dos CMEI´s participaram de reunião na semana passada para implementar avanços no atendimento das crianças. "Os pais podem ficar tranquilos, pois temos um ambiente saudável para receber estas crianças", completa a secretária.

Secretária Vandecy Dutra diz que os pais devem estar atentos para levar os filhos nos horários corretos de funcionamento das unidades de ensino

CADASTRO ÚNICO PARA VAGAS NO ENSINO INFANTIL

A gestora ressalta que em 2019 seguiu sendo implantado para o processo de matrículas no ensino infantil de Paranaguá o Cadastro Único. “As vagas foram efetivadas em dezembro e havia postos remanescentes, que foram preenchidos agora em janeiro", explica, destacando que houve aumento de vagas do ensino infantil, principalmente para crianças de 0 a 3 anos, no entanto não o suficiente para suprir toda a demanda, algo que é uma meta contínua da Semedi.

O uniforme escolar será concedido a todos os alunos na rede municipal de ensino com entrega a ser efetuada em maio ou em junho deste ano. "Lembrando que em 2018 os uniformes foram entregues até junho, então eles têm menos de um ano e estão seminovos. Os kits escolares já foram recebidas em todas as escolas e CMEI´s, bem como material pedagógico e a merenda escolar", afirma Vandecy Dutra.

PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E ESCOLA COSTA E SILVA

De acordo com a Semedi, os profissionais da educação passaram por processo de formação por meio do Programa Escola da Inteligência, com foco na educação sócio-emocional. "Além disso, todas as escolas receberão o material Acerta Brasil que trabalhará com as competências da Prova Brasil a fim de atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)", informa a assessoria.

Por fim, de acordo com a Secretaria de Educação, a Escola Costa e Silva, no Rocio, está nos trâmites finais para contratação da empresa que fará a reforma e recuperação estrutural da unidade.

 

Continuar lendo
Publicidade