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Trânsito

Filas ocorrem no ferry-boat em Guaratuba na volta do feriado de Ano Novo

Há três ferry-boats e três balsas operando na travessia

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Com o fim do feriado de Ano Novo, a segunda-feira, 2,  foi um dia de alta movimentação de saída de turistas do litoral do Paraná, algo perceptível no Ferry-boat de Guaratuba que registrou filas para travessia sentido Caiobá. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), durante a manhã, o tempo médio de fila para acesso à bilheteria para travessia era de 40 minutos. 

“O tempo de espera médio para compra de bilhetes no sentido Guaratuba-Caiobá é de aproximadamente 40 minutos”, salientou o DER/PR por meio do Twitter @DERferryboat.

Veículos pesados

Segundo o DER/PR, a travessia de veículos com mais de três eixos no ferry-boat conta com restrições de horários e dias até o fim de fevereiro, devido à temporada de verão. “O tráfego de veículos com mais de três eixos fica proibido na travessia em dias úteis – das 06h01min até as 23h59min, aos finais de semana; e entre os dias 17 e 22 de fevereiro, devido ao Carnaval. As únicas exceções serão para o transporte coletivo de passageiros e para veículos prestadores de serviços públicos”, detalha a assessoria.

Capacidade de operação máxima

Segundo DER/PR, durante a manhã da segunda-feira, 2, tempo médio para chegar à bilheteria era de 40 minutos

De acordo com o Departamento, atualmente há três ferry-boats  e três conjuntos de balsa e rebocador operando na travessia, totalizando seis embarcações no serviço de ida e vinda de veículos e passageiros na baía de Guaratuba. Todos os ferrys foram revitalizados, assim como os quatro atracadouros utilizados no serviço.

“Com as seis embarcações em atividade, o DER/PR atende a capacidade máxima da baía de Guaratuba, que é uma limitadora natural para o tráfego de veículos no Litoral. A formação de filas na alta temporada será consequência do grande aumento no número de carros e caminhões utilizando a travessia, indo além da capacidade da baía. Os ferrys e balsas se revezam conforme a necessidade, garantindo uma travessia sem interrupções para os usuários e permitindo manutenções preventivas, priorizando a segurança dos usuários e tripulantes”, finaliza o DER/PR.

Com informações da AEN/DER-PR

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