conecte-se conosco

Trânsito

Filas longas marcam acesso ao ferry-boat de Guaratuba

Quatro embarcações estão em operação, com dois atracadouros funcionando

Publicado

em

Foto: Matinhos agora./Facebook

Com a paralisação de tráfego na BR-376 e com o fim de semana, na sexta-feira, 2, foram observadas filas grandes de veículos em direção à travessia do Ferry-boat de Guaratuba. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), a maior parte dos que estão nas filas são caminhões e carretas, visto o horário restrito para acesso às balsas a este tipo de veículo. Outro fator possível para o problema é o fato de que atualmente quatro embarcações estão em operação e dois atracadouros estão em funcionamento atualmente. 

“Os embarques em ambos os sentidos da travessia estão com longas filas de espera devido ao bloqueio da BR-376, atingida por deslizamentos de grande dimensão. A maior parte dos veículos aguardando para utilizar o ferry-boat é formada por caminhões e carretas, que têm restrição de horário caso possuam mais de três eixos ou sejam superiores a 14 metros, não podendo circular entre o meio-dia e às 19h”, informa o DER/PR.

De acordo com a assessoria, no momento estão em operação quatro embarcações, com dois atracadouros funcionando e outros dois em reforma. “Ainda este mês todos devem ser liberados, e os três ferry boats do DER/PR deverão entrar em atividade, após período de reformas, atendendo o aumento de movimento da alta temporada. O DER/PR agradece a compreensão dos usuários neste momento atípico”, completa em nota o DER.

Peso máximo para embarque

O peso máximo para embarque na travessia da baía de Guaratuba é de 26 toneladas, algo que inclui o veículo e sua carga. “Caminhões e similares que excedem esse limite podem danificar os atracadouros e colocam em risco os demais usuários e a si próprios”, finaliza o DER/PR. 

Prefeitura

Segundo a assessoria da Prefeitura de Guaratuba, na quinta-feira, 1.º, o prefeito Roberto Justus participou de reunião na Casa Civil com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, com o chefe da Defesa Civil, Cel. Fernando Raimundo Schünig, com o Comandante-Geral da PMPR, Cel. Hudson Leôncio Teixeira e com o subcomandante da PMPR, Cel. Carlos Eduardo Cidreira, onde, entre diversos assuntos relacionados aos transtornos causados pelas chuvas, foi abordada a questão do Ferry-boat e filas. 

“A Defesa Civil informou que já tem previsão que a BR- 376 será liberada em ambos os sentidos nos próximos dias, reduzindo as filas dos acessos à travessia da baía de Guaratuba. Ficou decidido no encontro que a travessia de caminhões pesados (mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros) volta a ocorrer somente após às 22h, e estes devem aguardar no Posto da Polícia Rodoviária Estadual do Coroados. Essa medida resolverá os problemas ocorridos essa semana no fluxo do trânsito no centro da cidade”, informa a prefeitura.

Com informações do DER/PR e Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress