conecte-se conosco

Trânsito

Barreiras sanitárias são instaladas durante o fim de semana no litoral

Municípios do litoral ganharam na Justiça o direito da implantação

Publicado

em

No início da tarde de sexta-feira, 28, os municípios de Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná instalaram, novamente, as barreiras sanitárias com o objetivo de conter a propagação e disseminação do novo Coronavírus, aos finais de semana. Isso foi possível após a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) ganhar, junto à Justiça Federal, o direito de manter implantadas barreiras para tentar reduzir os riscos de contaminação da Covid-19.

Na tarde de quinta-feira, 27, em audiência virtual com os representantes da Amlipa, a Justiça Federal de Paranaguá manteve o direito dos municípios litorâneos realizarem as barreiras sanitárias aos finais de semana e feriados, enquanto perdurarem os decretos de lockdown na Capital e Região Metropolitana.

A decisão foi proferida pelo juiz Federal Substituto, Guilherme Roman Borges, que deferiu aos municípios o direito de implantar as barreiras sanitárias, determinando ainda que as concessionárias do pedágio comuniquem aos usuários a existência das barreiras.

Objetivo é reduzir o volume de pessoas nas cidades litorâneas com o decreto de Curitiba, que entrou em Bandeira Vermelha

As barreiras sanitárias foram instaladas em três pontos. Em Paranaguá, a barreira fica na BR-277, entre os quilômetros 11 e 12. Em Pontal do Paraná, a barreira está instalada na PR-407, no km 16, e em Guaratuba, os motoristas vão se deparar com a barreira na PR-412, próximo à Polícia Rodoviária e outra no km 39, em frente à Escola Municipal Iraci Miranda Kruger.

“O objetivo é reduzir o volume de pessoas nas cidades litorâneas. O momento não é de passeio ou turismo e é preciso que as pessoas entendam que a atitude só está sendo tomada por causa da falta de leitos e do avanço da Covid-19 no país”, destacou o prefeito de Paranaguá e presidente da Amlipa, Marcelo Roque.

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, explica que a barreira auxiliará nesse controle no número de visitantes. “A barreira auxiliará nesse controle no número de visitantes. Ficamos felizes em recebê-los, mas este não é o momento”, ressalta.

“Pudemos sentir os efeitos benéficos inclusive com a queda de internamentos no Hospital de Campanha. Nosso intuito é frear a disseminação do vírus e evitar agravamentos e mortes pela doença”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, em relação às ações com barreiras restritivas realizadas anteriormente.

As barreiras ocorreram entre sexta-feira, 28, até às 12h de domingo, 30, nos municípios de Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná.

“Não é hora de deixar de lado os cuidados de distanciamento social, isolamento e uso de máscaras. O fluxo indiscriminado de pessoas em locais públicos, logradouros, praças, restaurantes, lanchonetes e comércios, gerando aglomerações ou grupos confraternizantes, infelizmente, pode ser responsável por prejuízos à saúde e à vida”, destaca a nota da assessoria da Prefeitura de Pontal do Paraná.

Em alta

plugins premium WordPress