conecte-se conosco

Tempo

Fortes chuvas ocasionam enchentes em Guaratuba

Apesar de rios terem subido no Cubatão e Limeira, Prefeitura afirma que não há desabrigados

Publicado

em

Foto: Litorânea 91,5/Divulgação

Na tarde da terça-feira, 29, a Prefeitura de Guaratuba divulgou um balanço das enchentes que ocorreram no município desde a segunda-feira, 28, algo que atingiu principalmente as localidades rurais do Cubatão e Limeira. Apesar dos rios terem subido na região, segundo a Defesa Civil Municipal, não há registros de pessoas desabrigadas devido às chuvas. Outro ponto destacado pelo município é a o deslizamento na BR-376 que dá acesso a Guaratuba, onde ocorreu deslizamento no KM-669, com 21 carros arrastados e uma morte confirmada até por volta das 15h, inclusive com o incidente atingindo o prefeito Roberto Justus, que foi atingido pelo deslizamento na noite da segunda-feira, 28, mas conseguiu sair do veículo sem ferimentos.

De acordo com a assessoria, as informações levam em conta o monitoramento contínuo feito pela Defesa Civil Municipal, algo que ocorre por causa das fortes chuvas em todo o litoral do Paraná desde o fim de semana.  “Não há registros de desabrigados pela enchente dos rios nas localidades rurais Cubatão e Limeira, informações que as águas começaram a baixar. A força-tarefa formada pela Defesa Civil Municipal, Estadual, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Guaratuba está atuando nas áreas afetadas desde a tarde de segunda-feira, 28”, completa.

A Prefeitura levou, até o último boletim da Defesa Civil, um total de 40 galões de água de 5 litros e 120 galões de 10 litros até as comunidades rurais. “Equipes da Prefeitura estão acessando a localidade Limeira por terra via Morretes. A Subprefeitura do Cubatão também está com as equipes e maquinário atuando na limpeza das pontes e estradas. Na área urbana não há registros de ocorrências até o momento”, aponta o município.

BR-376

“Sobe para 21 (15 carros e 6 caminhões) o número de veículos envolvidos no mais grave dos deslizamentos de terra na BR-376, que aconteceu na segunda-feira, 28, a noite na altura do KM-669, em Guaratuba”, informa. O Corpo de Bombeiros confirmou duas vítimas fatais devido ao incidente até agora. “Estão no local 54 bombeiros, três cães farejadores e equipes da Defesa Civil, além de engenheiros da Arteris Litoral Sul e equipes da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal”, informa

Segundo o município, o prefeito Roberto Justus e o motorista Claudio Margarida estavam em um dos carros atingidos pelo deslizamento. “Os dois conseguiram sair do veículo sem ferimentos”, detalha.

“A prefeitura enviou água e repelente para as equipes de resgate que atuam na BR-376.  A BR-376 encontra-se totalmente interditada e sem previsão de liberação. As equipes estão com dificuldades por conta de riscos de novos deslizamentos. Foram divulgados dois telefones de atendimento para familiares das vítimas: 0800-282-8082 (Centro Integrado de Comando e Controle) e (41) 3361-7242 (Polícia Científica). A BR-277 também está interditada no sentido Litoral por conta de um deslizamento de terra no KM-41, o desvio ocorre no KM-60”, ressalta a prefeitura.

Ferry-boat

De acordo com a Secretaria Municipal da Segurança Pública e Trânsito, o município está dando suporte de controle de fluxo ao acesso à travessia da baía de Guaratuba, que atualmente é a única entrada e saída da cidade em direção a Curitiba. Filas de cinco quilômetros estão sendo registradas no local.

Chuvas prosseguem 

“Segundo o Simepar, ainda são previstas chuvas expressivas ao longo do dia no Litoral e Região Metropolitana. O risco para alagamentos e deslizamentos é elevado entre a Serra do Mar e as praias devido aos acumulados de precipitação registrados. A Defesa Civil Municipal, Estadual e Corpo de Bombeiros continuam monitorando todo o município. Em caso de emergência ligue 193 ou 199”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress