conecte-se conosco

Tempo

Chuva e frio intenso chegam ao Paraná

O deslocamento de uma frente fria sobre o Paraná favorece a ocorrência de chuva sobre diversos setores do Estado

Publicado

em

À medida que uma nova frente fria se desloca pelo sul do país, o clima começa a mudar no Paraná.

Segundo o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Samuel Braun, tivemos uma madrugada de segunda-feira com bastante frio.

“Além das baixas temperaturas, há observação de chuviscos/chuvas fracas especialmente no oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná. Chove também em parte do noroeste e dos Campos Gerais, enquanto na RMC e litoral o céu está encoberto. O vento predomina de sul/sudoeste em todo o Estado, aumentando a sensação de frio”, destaca Braun.

O Simepar indica que, a partir do anoitecer, a tendência é de queda mais acentuada das temperaturas, com ênfase para as porções mais ao Sul e Oeste do Estado.

Previsão

A partir de terça-feira, 29, deve haver uma gradual diminuição da condição de chuva sobre o Paraná, estabelecendo-se uma forte massa de ar seco nos três estados do Sul.

A previsão é que nas primeiras horas da manhã desta terça-feira a temperatura fique baixa, propiciando a formação de geadas em várias cidades paranaenses.

Alerta de Geada

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de terça (29), quarta (30) e quinta-feira (01/07) em toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.

Com informações do Simepar/IDR-PR

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress