conecte-se conosco

Tempo

Litoral do Paraná tem queda acentuada nas temperaturas

Paranaguá, Guaratuba e Antonina registraram na manhã desta terça-feira, temperaturas mínimas de 6,8ºC, 7,3ºC e 7,6ºC respectivamente

Publicado

em

Nesta terça-feira, foi registrada a menor temperatura mínima do ano em diversas cidades do Paraná, inclusive no litoral. A queda acentuada das temperaturas é favorecida pela atuação de uma massa de ar frio e seco que se estabelece sobre o Estado.

Segundo os dados das Estações Meteorológicas do Simepar localizadas no litoral (Paranaguá, Guaratuba e Antonina), Paranaguá registrou a temperatura mínima de 6,8ºC, estando às 8h com uma temperatura média de 7,3ºC com sensação térmica de 6ºC.

Já Guaratuba registrou a temperatura mínima 7.3ºC, estando às 7h temperatura média de 7.6ºC com sensação térmica de 5ºC, e Antonina registrou a temperatura mínima 7,6 ºC, estando às 8h a temperatura média de 7,8ºC com sensação térmica de 7ºC.

Já as cidades demais cidades do litoral registraram na previsão diária (dados estimados por modelo numérico) as seguintes temperaturas mínimas: Guaraqueçaba 7ºC, Matinhos 8ºC, Morretes 5ºC e Pontal do Paraná 7ºC.

Próximos Dias

A meteorologista do Simepar, Lídia Luisa Mota, explica que uma das características do inverno é o ingresso de massas de ar frio e seco no território paranaense, causando quedas bruscas nas temperaturas num intervalo entre 24 e 48 horas.

O frio intenso, associado a massas de ar de origem polar, favorece a formação de geadas em boa parte do Estado. Também é comum a ocorrência de nevoeiro.

Lídia comenta que a queda na temperatura no Estado no início desta semana se deve à chegada de massa de ar seco. “Para esta quarta-feira, ainda podemos esperar temperaturas negativas em algumas regiões, com previsão de geada em diversos pontos do Paraná nas próximas 48 horas”, enfatiza a meteorologista.

Fim de Semana

Para o fim de semana, no entanto, a tendência é de alta nas temperaturas. “Essa massa de ar polar, que derrubou as temperaturas na região Sul do Brasil, segue atuando no Paraná, mas as condições do tempo deverão mudar nos próximos dias e atingir temperaturas um pouco mais elevadas”, destacou Lídia. 

24 cidades registraram -0°C no Paraná

Com o registro da madrugada mais fria do ano nesta terça-feira, 29, o Paraná teve temperaturas negativas em 24 municípios. De acordo com o Simepar, em General Carneiro, na região Sul, a mínima foi de -3,9 °C, a menor temperatura do ano no Estado. Em Palmas, no Sudoeste, os termômetros apontaram -3,8 °C e em Guarapuava, no Centro-Sul, a mínima registrada foi de -3,4 °C.

O frio intenso atingiu até mesmo regiões consideradas mais quentes como o Oeste do Paraná. Cascavel amanheceu com -2,8º °C, Palotina e Toledo registraram -2,0 °C, Marechal Cândido Rondon, -0,8 °C, e Foz do Iguaçu 0,6 °C. 

As outras cidades com valores negativos registrados nesta madrugada foram Inácio Martins (-2,7 °C), Assis Chateaubriand (-2,5 °C), Clevelândia (-2,0 °C), Francisco Beltrão (-1,5 °C), Pinhão (-1,5 °C), Laranjeiras do Sul (-1,4 °C), Lapa (-1,0 °C), Ponta Grosa (-0,8 °C), Capanema (-0,7 °C), Palmital (-0,6 °C), Irati (-0,5 °C), Colombo (-0,5 °C), Campo Mourão (-0,5 °C), Pinhais (-0,2 °C), Capitão Leônidas Marques (-0,2 °C) e Ubiratã (-0,1 °C).

Curitiba, na região Leste, amanheceu com 0,6 °C, mas, segundo o Simepar, a sensação térmica chegou a -3,0 °C.

Na lista abaixo estão os recordes de temperaturas no Paraná:

Com informações do SIMEPAR

Em alta

plugins premium WordPress