conecte-se conosco

Serviços

Paranaguá conta com 135 recenseadores para o Censo 2022

“Paranaguá conta com 135 recenseadores que visitarão todos os domicílios. No litoral são aproximadamente 300 recenseadores”, informa o coordenador de área do Censo 2022 do IBGE no litoral do Paraná, Renato Viana Costa

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou oficialmente na segunda-feira, 1.° de agosto, o Censo 2022, e nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas no país.

Litoral

O coordenador de área do Censo 2022 do IBGE no Litoral do Paraná, Renato Viana Costa, fala do trabalho que está sendo realizado em Paranaguá e região. “Iniciamos os preparativos desde 2019, que seria 2020, mas como foi adiado nos anos 2020 e 2021, desde janeiro deste ano, começamos a fazer reuniões com todas as prefeituras, prefeitos e secretários, algumas lideranças locais. Em junho, realizamos a contratação dos 32 supervisores no litoral. Só em Paranaguá serão 135 recenseadores visitando todos os domicílios”, destaca Renato Costa.

Ele enfatiza que o Censo é de grande importância para a população. O Censo trabalha com uma matricialidade, explica Renato. “Fazemos em torno de cem perguntas para a população, levando em torno de 20 a 30 minutos. Temos um questionário básico e o questionário amostra. O questionário básico é o que vai ser aplicado na maior parte da população, ou seja, de 90% da população, já o questionário de Amostra é um questionário mais extenso, que vai ser aplicado em uma amostra, menor mas com mais informações, um questionário bem grande, por exemplo a população de Paranaguá que tem 150 mil pessoas, 10% o questionário seria entorno de 15 mil pessoas sendo recenseados no questionário amostra. Ele vai pegar todos os dados da população, como escolaridade, se está trabalhando, se está desempregado, se tem perspectiva de trabalhar e se quer trabalhar, se está estudando, em que ano parou, de toda a faixa etária da população”, explica.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei n.º 5.534/68, Lei n.º 5.878/73 e o Decreto n.º 73.177/73. Já a Lei n.º 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

Renato faz um pedido especial à população. “Informação hoje é muito importante. A nossa missão é retratar a realidade para o exercício da cidadania. Hoje vamos tirar um retrato pois queremos ver como está Paranaguá, assim como os demais municípios do Litoral. Os dados do IBGE são de relevante importância para os gestores públicos criarem políticas públicas, ou até para a população solicitar informações. Então desejamos que a população nos atenda bem e a gente vai fazer o melhor possível para retratar nossa realidade. Caso precise tirar dúvidas, o telefone do escritório do IBGE em Paranaguá é (41) 3423-0090”, finaliza o coordenador. 

Saiba como identificar os recenseadores
Imagem: Divulgação / Agência IBGE

Nacional

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país.

Em alta

plugins premium WordPress