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Segunda etapa do Concilia Paraná ocorrerá no mês de setembro em Paranaguá

Foram realizados 180 atendimentos na cidade no dia 28 de julho

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Foto: Divulgação / DPE-PR

No dia 28 de julho ocorreu, em Paranaguá, uma edição do “Concilia Paraná”, mutirão de conciliação realizado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). O evento foi realizado no interior da Estação Ferroviária, instalada na Avenida Maximiano da Fonseca, no Centro de Paranaguá.

A população do município e de cidades vizinhas pôde resolver de forma amigável assuntos da área de Família, como divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens. Foram realizados 180 atendimentos para uma população que aguarda há anos e, em breve, poderá contar novamente com um posto de atendimento da DPE-PR.

Izael Moreira Ribeiro, de 61 anos, foi um dos atendidos pelo mutirão. O funcionário público da Prefeitura de Paranaguá aproveitou a oportunidade para realizar o divórcio. Saiu com todo o processo encaminhado e elogiou o serviço da DPE-PR que, para ele, “seria bom que tivesse sempre”. “Atendimento perfeito! Acho que o povo parnanguara precisa, isso aqui é para todos”, disse.

Segundo a Defensoria Pública do Estado do Paraná, a partir de setembro Paranaguá deve contar também com um Posto de Atendimento Avançado, nos mesmos moldes do serviço que a DPE-PR disponibiliza na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que atende todo tipo de demanda extrajudicial e soluciona questões sem ajuizamento de ações, de forma administrativa. O Posto de Atendimento de Paranaguá faz parte da retomada dos serviços da instituição no litoral, que, atualmente, conta com sede apenas na cidade de Guaratuba.

“Esse evento é um marco do planejamento de nosso retorno ao litoral. No mês de setembro iniciamos os atendimentos no Posto Avançado e a partir do ano que vem nossa expectativa é de ter defensores públicos permanentemente aqui no litoral do estado para levar acesso à Justiça à população. Nós sabemos que é uma população muito batalhadora, muito trabalhadora, e que precisa do Estado para poder garantir seus direitos, e é isso que a gente quer”, declarou o Defensor Público-Geral do Estado, André Giamberardino. 

Quem não pôde ser atendido no dia 28 de julho terá uma nova oportunidade em setembro, em uma segunda etapa do Concilia Paraná, em Paranaguá (Foto: Divulgação / DPE-PR)

Divórcios

A demanda mais procurada nesta edição do Concilia Paraná foi o divórcio. Além de Izael, a garçonete Ivanilda Silva Bueno, de 49 anos, buscou a Defensoria pelo mesmo motivo e saiu satisfeita com o resultado. “Eu achei o atendimento excelente. Foram rápidos, nos explicaram todo o processo e já está tudo pronto, agora só vou esperar a juíza mandar a nova certidão, com o divórcio embaixo. Bem prático, bem rápido”. 

A estoquista Eliane Alves, de 59 anos, também buscou a Defensoria para realizar um divórcio, que há mais de um ano ela tentava fazer através de outros serviços de justiça gratuita. Pessoa com deficiência auditiva, ela chegou acompanhada da irmã, Tânia Mara Alves Gonçalves, e contou ainda com o auxílio da intérprete da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Prefeitura de Paranaguá, Gisele Cuch, para oficializar a separação. Seu ex-marido também é pessoa com deficiência auditiva e, atualmente, mora em Vitória, no Espírito Santo. Como Eliane ficou sabendo do mutirão há poucos dias, não teve tempo de chamá-lo para estar presencialmente no atendimento, como era solicitado pela Defensoria Pública. Considerando a condição do casal, foi aberta uma exceção para que o divórcio fosse realizado através de uma vídeo-chamada, onde a intérprete de LIBRAS realizou a mediação entre o casal e a Defensoria.

“Foi muito atencioso este atendimento, principalmente pela intérprete de Libras e o assessor jurídico. Conseguimos dar entrada e finalizar o processo com sucesso, pois fizemos vídeo através do WhatsApp. Ele, de comum acordo, repassou todos os documentos necessários e agora aguardamos a conclusão. Esse mutirão muito serviu para o povo de Paranaguá”, declarou Eliane.

Segunda etapa

Quem não pôde ser atendido no dia 28 de julho terá uma nova oportunidade em setembro, em uma segunda etapa do “Concilia Paraná” em Paranaguá.

O mutirão Concilia Paraná foi realizado em parceria com a Prefeitura de Paranaguá (Foto: Divulgação / DPE-PR)

De acordo com o Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR, defensor público Matheus Munhoz, quem não foi atendido na primeira edição pode escolher entre duas opções: fazer um cadastro para que depois sejam contatadas pela DPE-PR e possam escolher o dia e horário do atendimento, ou comparecer espontaneamente no próximo mutirão. “Temos dois assessores jurídicos trabalhando exclusivamente em Paranaguá, e eles entrarão em contato com as pessoas oferecendo a elas duas opções: elas podem fazer a conciliação com horário e dia marcado, ou voltar no dia 30 de setembro. Ficará a critério delas escolher o dia em que desejam ser atendidas”. Ao todo, 88 pessoas optaram por fazer o cadastro. 

Em breve, a DPE-PR informará o horário de funcionamento do mutirão em setembro. 

O mutirão “Concilia Paraná” foi realizado pela Assessoria de Projetos Especiais (APE) da Defensoria Pública do Paraná em parceria com a Prefeitura de Paranaguá.

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