conecte-se conosco

Segurança

Sesp lança Operação Vida – Mulher Segura Paraná para combater a violência em Paranaguá

Diversas ações visam proporcionar mais segurança

Publicado

em

Na tarde de segunda-feira, 22, aconteceu o lançamento da Operação Vida – Mulher Segura Paraná. O evento foi realizado no auditório do Palácio Taguaré, sede da Administração dos Portos do Paraná, com a presença de várias autoridades e convidados.

O programa Mulher Segura Paraná é um projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) que consiste em eventos com palestras de enfrentamento da violência doméstica, de empoderamento feminino e direitos da mulher, além de oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros e prevenção de crimes, em várias cidades do Paraná.

O major do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, João Pedro Passos Rocha, declarou que esta é uma operação que envolve todos os órgãos de segurança pública do Estado.

“As ações de polícia da operação já estão sendo desenvolvidas e agora também lançamos o programa Mulher Segura, que são palestras e outras atividades para dar conhecimento para as mulheres de seus direitos. Nós também estamos desenvolvendo ações, o 9.º Batalhão, o Batalhão Costeiro, já tem uma equipe específica para o desenvolvimento dessas ações de proteção à mulher, que é a Patrulha Maria da Penha. Serão ações preventivas, repressivas e que vão se estender até o dia 30 de setembro”, informou o major João Pedro.

O secretário municipal de Segurança, Leônidas Martins, destacou as ações da Patrulha Maria da Penha no município. “A sua comandante, a Márcia Garcia, desenvolve um trabalho muito bom, sendo referência em outros municípios também. Vamos ter palestras, alguns atendimentos específicos dentro do nosso município. Com as equipes de Maria da Penha e essa ação, a situação do atendimento continua do mesmo jeito que é feita no dia a dia”, afirmou Martins.

A delegada da Polícia Civil do Paraná, que atua na 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Maluhá Soares, é responsável pelo atendimento dos casos de violência doméstica no município. “Quando a gente faz palestras, quando a gente mostra que a polícia está atuando, muitas mulheres que antes não tinham coragem de ir até a delegacia e registrar ocorrências ou solicitar medidas protetivas, agora têm. A violência doméstica é um problema social e cultural, que sempre ocorreu, mas agora as mulheres estão tendo mais coragem de ir até a delegacia e denunciar as agressões que elas vêm sofrendo”, destacou a delegada. Ela reforça que as mulheres que sofrem violência devem procurar pela delegacia para fazer o boletim de ocorrência. 

Parceria

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, salientou a importância da parceria com o Governo do Estado e lembrou das ações realizadas no município em defesa das mulheres. “Toda parceria em conjunto com o governo do Estado é boa, nós temos parcerias já com a Secretaria de Estado da Mulher também, a Leandra e o Dal Ponto, que tem feito um trabalho maravilhoso no Estado. A Vandecy também, com a Secretaria da Mulher, até pouco tempo, e agora assumiu a Luciana Picanço fazendo esse trabalho. É uma secretaria que foi recém-criada, nós também temos a Maria da Penha, o Botão do Pânico e a Casa da Mulher Parnanguara, são políticas de avanço para nossas mulheres”, evidenciou o prefeito.

A vereadora Vandecy Dutra, que ficou à frente da Secretaria Municipal da Mulher durante um ano, representou a Câmara Municipal no evento. “O Governo do Estado está investindo nessa segurança, porque sim, Paranaguá já tem mais de 800 medidas protetivas por ano. Quanto que a gente precisa dessa integração entre os poderes para dar conta de tanta violência? É na educação, é na formação, é nessa construção de uma nova sociedade, de uma cultura de paz”, disse Vandecy.

Em seu pronunciamento, a secretária municipal da Mulher, Luciana Picanço, disse ser fundamental que as mulheres se sintam seguras em seus lares e em suas comunidades. “Há um ano foi criada a Secretaria da Mulher, um marco importante em nosso município. Desde então, temos visto avanços significativos em diversas áreas, que impactam diretamente a vida das mulheres. A violência contra as mulheres persiste como um grave problema em nossa sociedade e é nosso dever continuar lutando por isso”, frisou Luciana.

O diretor de desenvolvimento empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, também prestigiou o lançamento da operação em Paranaguá. “Dentro das nossas famílias, nós precisamos preservar a mulher. Dar segurança à mulher num conjunto, numa união, que é o que está acontecendo aqui em Paranaguá, com o Governo do Estado, entre as forças policiais, os agentes governamentais de todos os segmentos, é muito importante para que a mulher se sinta segura. E é isso que vem acontecendo e é isso que tem todo o nosso apoio”, ressaltou Pioli.

O coordenador regional do litoral, Arnaldo Maranhão, afirmou que a ação reforça o compromisso das forças de segurança com a segurança da mulher. “Aprendemos bastante e a sociedade tem que se mobilizar. Não só a vítima, não só a mulher vítima da agressão, mas todos nós enquanto sociedade, no dia a dia, não se calar. É uma situação que todos nós devemos combater e nós estamos aqui trazendo nosso apoio nesse momento porque nós entendemos que nenhuma mulher nasceu para ser vítima de violência”, afirmou Arnaldo.

Em alta

plugins premium WordPress