conecte-se conosco

Segurança

GCM realiza mais uma etapa do Plano de Abandono Escolar em Paranaguá

Treinamento é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança

Publicado

em

Fotos: Facebook / Escola Municipal Nayá Castilho

Principal objetivo é colocar em prática o Plano de Emergência, identificando rotas de fuga com a simulação de evacuação do prédio

Nesta semana, os agentes da Guarda Civil Municipal realizaram mais uma etapa do Plano de Abandono Escolar (PAE) na Escola Municipal em Tempo Integral Nayá Castilho, na Vila Divineia, em Paranaguá. As escolas e Centros Municipais de Educação Integral (CMEI’s) estão recebendo este treinamento do plano de segurança.

A atividade foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semedi) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg).

Os GCM’s Jean Balboni e Sérgio Pires, que são instrutores da Academia de Formação, Ensino e Capacitação “Ricardo Tadeu Kusch”, foram os responsáveis pela instrução, que teve como principal objetivo colocar em prática o plano de emergência, identificando rotas de fuga com a simulação de evacuação do prédio.

“A importância da aplicação do PAE, que é o Plano de Abandono Escolar, é imensa, devido ao treinamento que é dado para todo o pessoal que trabalha numa escola ou em um CMEI. Eles têm o mínimo de conhecimento para que numa situação de emergência, princípio de incêndio, vazamento de gás, até a possibilidade de um ataque no animal peçonhento, como abelhas, a possibilidade que eles saiam desse prédio com conhecimento. Então, é importante que o diretor da escola, junto com os pedagogos e a sua equipe da brigada escolar, que são os professores, os agentes operacionais, que já fizeram o curso, saibam como atuar. A gente vem aplicando diariamente esse treinamento, é uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Segurança, através da nossa Academia de Formação, e eu e o GCM Sérgio, que estamos diariamente nas escolas, fazendo duas escolas no dia. E vem sendo muito bom, os professores estão entendendo, as crianças estão entendendo”, destacou o GCM Balboni.

O treinamento está sendo realizado em todas as instituições de ensino do município de Paranaguá e engloba desde o início do combate do sinistro pela Brigada Escolar e acionamento das equipes de emergência, como Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), até a contagem dos alunos no ponto de encontro, na área externa do prédio.

Os treinamentos são realizados em conjunto com os brigadistas de cada escola. O curso de brigadistas conta com a parte teórica e segue para a parte prática com uma simulação. “Os funcionários ficam preparados para uma situação emergencial com o objetivo de garantir uma ação eficiente e segura para atender aos alunos”, explicou GCM Balboni.

Os brigadistas têm como atribuições, inspeções dos equipamentos de combate a incêndio, organizar as possíveis rotas de fuga. Ainda este ano serão realizadas simulações em todas instituições de ensino, de acordo com o Plano de Atendimento a Emergência (PAE).

“Este treinamento faz parte da norma do Corpo de Bombeiros e todas as secretarias têm brigadistas preparados para agir em situações de emergência. O Plano envolve a retirada das crianças das escolas com segurança e rotas de fuga e ponto de encontro seguro e faz parte do treinamento”, contou o GCM Balboni, durante a simulação.

De acordo com o GCM Balboni, o PAE já foi aplicado em todos os CMEI’s de Paranaguá e em metade das escolas municipais. Semanalmente ocorre o treinamento e vem tendo uma boa aceitação por parte da comunidade escolar.

A aplicação do PAE envolve as crianças, professores e demais servidores. O objetivo é que todos os servidores passem pelo curso de brigadista neste ano de 2024.

“O exercício de simulação do plano de abandono escolar foi conduzido nas instituições de ensino, seguindo o cronograma estabelecido. A ação tem como objetivo garantir a segurança da comunidade escolar em situações de risco, através de treinamentos alinhados com normas de segurança nacionais e internacionais”, finalizou a Semedi.

Com informações da Semedi

Em alta

plugins premium WordPress