conecte-se conosco

Portos do Paraná

Visita técnica ao Porto de Paranaguá abre programação do Sul Export 2023

Evento reúne conselheiros, dirigentes de entidades do setor, empresários e autoridades

Publicado

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Na manhã de segunda-feira, 10, teve início o Sul Export 2023, um evento que reúne conselheiros, dirigentes de entidades do setor, empresários e autoridades para discutir o setor portuário. Os participantes fizeram uma visita técnica no Porto de Paranaguá, onde assistiram a uma apresentação institucional, seguida de navegação na Baía de Paranaguá, visita ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e à Paranaguá Pilots.

Participantes fizeram uma visita técnica para conhecer o Porto de Paranaguá
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Em 2023, o Sul Export retorna ao Paraná, onde sediou a primeira edição do fórum regional em 2020. O evento segue na terça-feira, 11, no Hotel Bourbon, em Curitiba, com ampla programação de palestras e painéis para debater os principais desafios da operação de transportes em toda a região Sul.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembrou que a última edição do Sul Export no Paraná ocorreu durante a pandemia, com programação on-line. Dessa vez, os participantes têm a condição de conhecer Paranaguá e a estrutura portuária. 

“Um momento importante não só para falar sobre o Paraná, mas também para escutar os nossos vizinhos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia 

“Reunimos todo o sul do País, todos aqueles que interagem com infraestrutura no sul do País. O Sul Export faz parte de um conceito, de um grupo de trabalho e estudos e a nossa regional volta aqui depois de 2020, quando foi realizada a primeira, girou os três Estados do Sul. Discutiremos a evolução que se teve desde 2019 em todos os âmbitos da infraestrutura, não só no aspecto portuário, aqui temos condição de falar de navegação, de infraestrutura rodoviária, ferroviária. Um momento importante não só para falar sobre o Paraná, mas também para escutar os nossos vizinhos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que trazem seus casos de sucesso, seus desafios e suas dificuldades”, afirmou Garcia.

Segundo o diretor-presidente da empresa pública, o evento possibilita a troca de experiências do setor portuário entre os Estados. “Quando falamos em porto, há problemas muito semelhantes, do sul ao norte do País. E nesse fórum conseguimos identificar algum problema nosso que já foi resolvido em outro lugar e, da mesma forma, problemas que já resolvemos aqui que outros ainda buscam soluções. Essa troca de informações nos dá condição de evoluir de forma mais rápida para que, com isso, a gente tenha sucesso. Quando a gente vai resolvendo os problemas e as nossas ineficiências, certamente geramos um valor maior para toda a sociedade através de um melhor dinamismo do porto”, disse Garcia.

Organização do evento

O CEO da Brasil Export, Fabrício Julião, falou sobre a expectativa do evento que retornou ao Paraná neste ano

O CEO da Brasil Export, Fabrício Julião, destacou a relevância dos portos paranaenses para a balança comercial do País. “O objetivo do evento é visitar o que está sendo feito em investimentos e expansão. O agro não para de crescer e mais uma vez a importância de um porto estruturado para receber parte dessa safra. Existe uma questão no Brasil Export que é apresentar para a comunidade portuária do Brasil todos os principais portos. A visita técnica possibilita essa troca que faz a diferença no Sul Export com a ampla programação, que envolve ministro do TST para discutir a relação capital trabalho, vamos discutir a questão de acesso e ferrovias. Estou com muita expectativa para continuar trazendo boas notícias a Paranaguá”, disse Julião.

Entre os participantes do evento estão conselheiros do Brasil Export, diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), diretores e presidentes de empresas e de entidades de classe, além do público que participa on-line.

“Vamos receber cerca de 200 participantes no presencial e no on-line deve superar a marca de duas mil pessoas. Na primeira edição estávamos no meio da pandemia, tivemos um encontro com o governador Ratinho Júnior e a expectativa é conhecer o porto, quais os terminais, o tamanho do porto. O que me impressiona mesmo, porque é um porto bem estruturado, com muita possibilidade de expansão”, afirmou Julião.

Sul Export também traz na programação o debate sobre o trabalho portuário com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Breno Medeiros

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Breno Medeiros, esteve presente na visita técnica ao Porto de Paranaguá, onde conheceu a infraestrutura portuária do Paraná pela primeira vez. “O importante para nós, que julgamos as causas trabalhistas relativas aos portuários, que a gente entenda como funciona um pouco essa operação e como as coisas estão se desenvolvendo aqui no Porto de Paranaguá. Cada um desses eventos traz boas práticas, voltado para vários segmentos como administrativa, de gestão e também jurídica que nós estamos desenvolvendo para melhorar essa relação existente entre portos e judiciário”, considerou Medeiros.

A programação completa do evento está disponível em: https://forumbrasilexport.com.br/eventos/sul-export/

Em alta

plugins premium WordPress