conecte-se conosco

Política

Jozias da Negui foi eleito vereador pela 7.ª vez para representar a população de Paranaguá

“É muito prazeroso representar e, acima de tudo, trabalhar em prol da população, principalmente quando vejo que meu trabalho tem produzido eco, especialmente na camada menos abastada da população”, enfatiza Jozias da Negui

Publicado

em

Jozias da Negui foi eleito vereador pela 7.ª vez para representar a população de Paranaguá

Jozias de Oliveira Ramos é casado com Telma Thereza Francisco Ramos, pai de Ricardo (in memória), Roberto (in memória) e Rafaele e avô de Maria Luzia, Marina, Desirêe e João Ricardo.

Ele lembra que chegou a Paranaguá no ano de 1967, para trabalhar como torneiro mecânico e, em 1975, ao lado do saudoso ex-vereador Belmiro Sebastião Marques, fundou a empresa Negui Indústria Mecânica.

Idealista e sabedor de que poderia contribuir para uma cidade melhor e mais justa, Jozias ingressou na carreira política e, já na primeira vez em que se candidatou, foi eleito vereador.

No ano de 1997, foi secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, quando realizou ações que até hoje beneficiam centenas de pessoas, como a implantação da Administração Regional das Colônias e do sistema de abastecimento de água na Colônia Maria Luiza, Rio das Pedras, entre outras.

Em 2000, 2004 e 2008 Jozias foi eleito a vereador com votações expressivas e, de acordo com relato do edil, justificadas com o trabalho e ações voltadas à população.

Foi eleito pelos colegas de parlamento, como presidente da Câmara de Paranaguá para os biênios dos anos de 2011-2012 e 2015-2016.

No ano de 2011, Jozias mostrou sua capacidade quando esteve à frente do Executivo municipal, quando exerceu o cargo de prefeito em exercício durante cinco dias úteis, nesta etapa, determinou melhorias na pavimentação e drenagem de muitos bairros, entregou ambulância para região de Alexandra e outros benefícios para a população. Já em 2015, quando assumiu a prefeitura novamente permanecendo por 15 dias. Por determinação de Jozias, foi feita drenagem e pavimentação na Rua Tertuliana, com asfalto a quente, pavimentação das ruas Apiacas e Pastor Rafael, no Jardim Guaraituba, aquisição de alguns caminhões para agilizar a retirada de entulhos das ruas para realização de mutirões de limpeza, também recebeu pás-carregadeiras e motoniveladores que foram doadas pela Receita Federal e iniciou a entrega dos uniformes para os mais de 11.400 alunos da rede municipal de ensino.

Questionado sobre como é poder representar a população por sete mandatos como vereador, de pronto responde: “É muito prazeroso representar e, acima de tudo, trabalhar em prol da população, principalmente quando vejo que meu trabalho tem produzido eco, especialmente na camada menos abastada da população”.

O vereador afirma que a presença de novos vereadores aliada à experiência dos mais antigos na Casa de Lei trará reflexos positivos para a cidade. “Vereadores novos possuem ideias inovadoras e agem para defendê-las. Muitas vezes, eles não se parecem nada com o que achamos que deveriam e, por isso, podem não inspirar confiança. Ser criativo e ter ideias inovadoras não é tarefa fácil, mas é algo que pode ser trabalhado e creio que poderei contribuir muito com a minha experiência no exercício do mandato.

Tendo já ocupado o cargo de prefeito em exercício, Jozias destaca a importância do relacionamento da casa legislativa com o Executivo. “O artigo 2.º da Constituição Federal diz que os Poderes Executivo e Legislativo são independentes e harmônicos entre si, se bem que só vejo harmonia entre os Poderes. De minha parte, cumprirei fielmente a minha função, que é fiscalizar o Poder Executivo, apresentar projetos de leis, fazer indicações, etc.”, enfatiza Jozias.

Como vereador, Jozias apresentou diversos projetos. “Apresentei vários projetos de lei, sempre no interesse da população, principalmente as camadas mais pobres. Exemplo disso é o projeto de lei aprovado e sancionado que proíbe a cobrança do hidrômetro. Outro projeto de lei é o que isenta por seis meses a contribuição de iluminação pública em razão da pandemia, aprovada e promulgada pela Câmara de Vereadores que está em plena vigência, esta lei beneficia tanto as camadas mais pobres como empresários locais, mas, infelizmente, o prefeito até o momento não implantou e depende apenas de um ofício para a Copel. O projeto de lei Patrulha Maria da Penha, o qual consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reimprimir eventuais atos de violência. E ainda o projeto de lei VIDA, que tem por finalidade combater a violência doméstica e o feminicídio, que também está em vigência, mas não foi implantado pelo Executivo. Eles são projetos importantíssimos para nossa população”, destaca o vereador.

Para finalizar, Jozias aproveita para agradecer a confiança nele depositada pela população. “Quero agradecer imensamente essa confiança em mim depositada pelo trabalho que venho realizando. Estou consciente sobre essa grande responsabilidade que carrego ao representar os anseios e expectativas dos parnanguaras na casa legislativa municipal da cidade-mãe do Paraná.

Asseguro a todos que meu compromisso é e sempre foi e será o trabalho transparente, a honestidade e minha experiência para que possamos, todos juntos, construir uma cidade que queremos e sonhamos, mais justa e com melhor qualidade de vida. Mais uma vez, reitero que estarei com as portas abertas. Desejo a todos muita paz e felicidades”, externa Jozias.

Leia também: Vereador Oseias Bisson defende avanços para Alexandra e bairros de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress