Política

Fórum Eleitoral de Paranaguá recebe urnas eletrônicas

Analista judiciário destacou a praticidade dos equipamentos

ej5ly0hn 1584480077

O Fórum Eleitoral de Paranaguá recebeu, na última semana, 378 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições em outubro. Os profissionais estão organizando os equipamentos para um posterior simulado, quando treinarão o manuseio das urnas. Além disso, também farão a identificação de cada uma delas por seções eleitorais.

O diferencial destas eleições está no método de reconhecimento do eleitor, com base na biometria. O cidadão terá quatro chances, duas com os polegares e duas com os indicadores. Vale lembrar que aqueles que não fizeram a revisão biométrica não podem votar nestas eleições e só poderão regularizar o título a partir do mês de novembro.

O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Paranaguá, Marcos Daniel Nicola, comentou sobre a chegada dos equipamentos. “Recebemos, na quinta-feira, 378 urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Destas, 301 serão utilizadas nas seções eleitorais e o restante ficará como sobra, caso alguma apresente problema e precise ser trocada”, explicou. As urnas já passaram por testes antes de serem enviadas ao Fórum de Paranaguá.

Foram contratados mais 11 funcionários temporários para atuar nesta etapa de conferência das urnas. Estes também participarão do simulado preparatório para estarem capacitados a lidar com o procedimento. “Teremos um simulado nacional da biometria, nesta semana, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso acontecerá antes do treinamento para mesários para que façamos um teste interno para treinar a nossa equipe”, disse Marcos.

 

PRATICIDADE

O reconhecimento biométrico e a utilização das urnas eletrônicas, para o analista judiciário, contribuem para a transparência das eleições. “O maior benefício em utilizar as urnas é a celeridade da votação. Há também a questão da transparência da Justiça Eleitoral, ainda mais agora com a possibilidade do QR Code”, citou.

O QR Code é um código impresso no boletim de urna que poderá ser decodificado por aparelhos celulares que tenham câmera fotográfica e aplicativo para leitura do código. Assim, não só os mesários, mas todos os eleitores poderão acompanhar os dados de apuração de cada seção eleitoral presentes nos boletins de urna.

Você também poderá gostar

Fórum Eleitoral de Paranaguá recebe urnas eletrônicas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.