conecte-se conosco

Páscoa

CMEI Denise Farias Alboitt realiza atividade de Páscoa com as famílias

Objetivo foi integrar a comunidade na data comemorativa

Publicado

em

Localizada no bairro Jardim Iguaçu, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Denise Farias Alboitt, em Paranaguá, realizou uma atividade diferente com os alunos neste ano para comemorar a Páscoa. As famílias foram convidadas para irem até a escola e, junto com as crianças, confeitaram bolos em alusão à data. Durante a ação, também foram arrecadados alimentos que serão destinados ao Asilo São Vicente de Paulo.

A diretora da escola, Laciane Souza Mattos Silva Pontes, disse que a ação de Páscoa foi pensada para sair do que habitualmente é realizado nas instituições de ensino. “Queríamos ressignificar a Páscoa e o sentido real que é a união e a solidariedade com o próximo. Queríamos algo que não fosse caricato com os ovos de chocolate e coelho da páscoa e pensamos em algo que pudesse reunir a família e a escola com essa oficina que as professoras prepararam para fazer e decorar os bolos”, contou Laciane.

A diretora da escola, Laciane Souza Mattos Silva Pontes, e a professora, Maria do Socorro Queiroz Nagaishi, falaram sobre a importância das famílias nas atividades da escola

Segundo ela, é importante trazer as famílias para perto da rotina escolar. “Sem essa parceria entre instituição e família o desenvolvimento da criança só tem a perder. Muitas das crianças passam mais tempo na escola do que em casa, por isso a atividade propõe um tempo de qualidade com a família e unindo a escola nesse processo”, disse Laciane. A instituição tem 230 crianças matriculadas na faixa etária de zero a cinco anos.

A mãe de Milena Leandro das Neves, de três anos, Gabrielle Leandro das Neves, disse que participa de todas as ações da escola e valoriza a integração com os pais. “Desmarquei tudo que tinha para fazer para estar aqui com ela, porque eles sentem falta. É importante a gente participar da vida escolar deles para saber o que acontece, sempre estou em conversa com os professores, a gente passa ser todos da mesma família. Eu acredito que a Páscoa não é só sobre o coelho, mas para eles é importante comemorar a data, ter essa parte lúdica na infância para mais para frente eles entenderem os significados”, observou a mãe.

Crianças e familiares confeitaram bolos em comemoração à Páscoa

A professora Maria do Socorro Queiroz Nagaishi tem uma turma de crianças da faixa etária de dois anos e, para ela, a ação de Páscoa foi positiva para a escola, para os alunos e para as famílias. 

“A Páscoa tem um sentido de redenção, renovação e é muito importante trabalhar isso com as crianças. A escola é laica, não podemos trabalhar a religião, mas podemos passar sentimentos e valores para elas. Esse compartilhar com a família é muito interessante tanto para elas quanto para nós como educadores. A escola e a família têm que estar unida, tem que ser uma só, senão a gente não tem como educá-las, tem que haver uma parceria e esse tipo de encontro facilita isso, faz a criança se sentir acolhida. Para eles tudo é uma festa, um momento de muita alegria”, salientou a professora.

plugins premium WordPress