conecte-se conosco

Meio Ambiente

Paranaguá recebe Selo Clima Paraná 2023

Selo reconhece e incentiva as boas práticas de sustentabilidade

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino, juntamente com a engenheira ambiental, Mariana Druszcz, representaram a Prefeitura de Paranaguá na cerimônia de recebimento do Selo Clima Paraná 2023, outorgado pelo Governo do Paraná, neste mês.

O selo é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEDEST, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, que reconhece e incentiva as boas práticas de sustentabilidade no Estado, busca promover empresas e cidades que se comprometem com a melhoria contínua de ações, técnicas e tecnologias voltadas ao desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.

“O Selo Clima Paraná é uma forma de reconhecer e incentivar as organizações e municípios que estão engajados na agenda climática e na promoção do desenvolvimento sustentável no Paraná”, afirma o secretário da SEDEST, Valdemar Bernardo Jorge.

Em 2023, 132 organizações tiveram suas inscrições aprovadas, número recorde de participantes. Entre estas destaca-se a participação de seis municípios que quiseram demonstrar o comprometimento com a Agenda Climática. O Selo possui validade de 12 meses. Além de Paranaguá, as outras cidades outorgadas foram Curitiba, Maringá, Cianorte, Serranópolis do Iguaçu e Quatro Barras.

O Selo tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a cultura ESG, a Declaração de Edimburgo e as Campanhas ‘Race to Zero’ e ‘Race to Resilience’, que buscam acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e aumentar a resiliência aos impactos das mudanças climáticas.

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi responsável por compilar as ações executadas pela gestão municipal em Paranaguá ao longo do último ano. Foram analisados 44 ações e projetos como a 1.ª Trilha Caiçara “Mário Roque”, informatização da solicitação de poda de árvores, instituição do Plano Municipal de Arborização Urbana, projetos de fomento ao empreendedorismo e serviços à comunidade, instalação de totem de segurança, feira de peixes de cultivo, revisão do Plano Diretor, projetos de regularização fundiária, campanhas de castração e vacinação entre outros.

Para o engenheiro florestal, Rodrigo Delonga, um dos pontos fortes do município é “termos o Plano de Arborização transformado em lei e sendo colocado em prática por meio de compromissos firmados com o setor privado”.

Neste ano, a Prefeitura de Paranaguá também recebeu o reconhecimento internacional no programa Tree Cities of The World da FAO/Arbor Day Foundation, e o Selo Safira de Gestão Sustentável da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá/Secom

plugins premium WordPress