conecte-se conosco

Meio Ambiente

Escola Municipal do Campo Nazira Borges retoma atividades da Feira do Meio Ambiente

Evento será realizado em julho e abordará diversos temas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Escola Nazira

Após dois anos sem ser realizada, em função da pandemia de Covid-19, a Escola Municipal do Campo “Nazira Borges” retoma, neste ano, a Feira do Meio Ambiente. O evento é realizado desde 2014 em alusão ao Dia do Meio Ambiente. Desta vez, o evento será realizado no mês de julho e deve integrar mais uma vez toda a comunidade escolar.

A diretora da escola, Damaris Batista Faryj, disse que os estudantes fazem pesquisa de campo e levam o conteúdo também para casa. A intenção é realizar o evento na área externa para receber o público.

 Professores de cada turma trabalham um tema diferente
Fotos: Divulgação/Escola Nazira

“Sempre realizamos a feira em junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente. Mas, desta vez, faremos no mês de julho com a possibilidade de visitação do público. Nossa intenção é fazer para toda a comunidade. Desde a primeira edição da feira, a comunidade escolar se prepara para o evento. As turmas do Pré II até o 5.º ano se envolvem com os temas e realizam um efetivo trabalho na sala de aula que depois é exporto na feira. Os alunos também fazem visita de campo para pesquisa sobre o tema abordado em cada ano. Tudo que os professores orientam é levado para casa para fazer com os pais”, contou a diretora da escola.

Feira conta com a parceria das secretarias municipais e da Polícia Ambiental
Fotos: Divulgação/Escola Nazira

A inciativa conta com a parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias, e também da Polícia Ambiental. “Temos a parceria na feira da Polícia Ambiental, que em todos os anos faz palestra para alunos e pais sobre a flora e a fauna. Eles trazem os animais taxidermizados para trabalhar a conscientização sobre a pesca, a caça etc. Temos também a parceria da Unidade Básica de Saúde de Alexandra, que vem até a escola com palestras de orientação, vacinação e testes rápidos. Além da Secretaria de Meio Ambiente que traz mudas que trocamos por lixo reciclável e a Secretaria de Segurança que traz orientações sobre o trânsito”, disse Damaris.

Os alunos já trabalham o tema em sala de aula para a apresentação na feira no próximo mês.

“A nossa intenção é conscientizar e também tentar colocar na cabecinha dos alunos a importância de continuar com a preservação e ter um futuro promissor. Cada professor já está com o seu projeto para a feira. Uma turma irá trabalhar sementes, toda a questão do passarinho e a importância do reflorestamento. Outra turma irá trabalhar o “sabão Nazira”, ervas medicinais, repelentes caseiros e aterro sanitário”, relatou Damaris.

Moeda Nazira 

A Escola ainda criou, em 2019, uma outra iniciativa em prol do meio ambiente chamada Moeda Nazira. “Criamos uma cédula, que é trocada por lixo reciclável. Depois eles podem trocar essas moedinhas por brindes na escola. O lixo reciclável arrecadado é destinado para o caminhão de coleta seletiva que passa todas as quintas-feiras no bairro”, destacou a diretora da escola.