conecte-se conosco

Meio Ambiente

Portos do Paraná participam de grande mutirão de limpeza de áreas ribeirinhas e mangues

Expectativa é retirar 2,4 toneladas de resíduos de ilhas e rios

Publicado

em

Foto: Pierpaolo Nota

A convite do Instituto Água e Terra (IAT) e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá, a Portos do Paraná e sua contratada, CIA Ambiental, estão participando durante toda esta semana do Mutirão de Limpeza dos Manguezais em Paranaguá. A ação está simbolicamente atrelada a Semana do Meio Ambiente, que acontece sempre na primeira semana do mês de junho.

A ação está simbolicamente atrelada a Semana do Meio Ambiente, que acontece sempre na primeira semana do mês de junho (Foto: Pierpaolo Nota)

Segundo Pedro Pisacco Cordeiro, coordenador de sustentabilidade da empresa pública Portos do Paraná, “o convite foi feito para nós e para o pessoal das empresas que atuam na área portuária, um esforço em conjunto da retirada de resíduos que encostam na área de avanço e recuo da maré”.

“Já no primeiro dia, na Ilha da Cotinga e Ilha Rasa da Cotinga encontramos muito lixo. Plásticos, isopor, garrafas pets, vidros, televisão, porta de geladeira, pneu, resíduos de toda espécie”, conta Cordeiro.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para o coordenador do Departamento de Educação Ambiental de Paranaguá, Fabricio Fabiano Alves de Souza, a ação é de muita importância. “Estamos promovendo o rescaldo das áreas ribeiras, comunidades pesqueiras e demais ilhas. Além da limpeza em si, o objetivo é chamar atenção dos munícipes para a educação ambiental, para que eles não descartem mais lixo de forma errada, que cuidem um pouco mais do município onde residem”.

Ação reuniu mais de 15 empresas públicas e privadas, além de entidades e associações (Foto: Pierpaolo Nota)

“A população tem que entender que ela também faz parte desse sistema, que ela não é apenas um número, ela tem que cuidar da sua casa, do seu bairro, do local onde vive. Paranaguá é uma cidade pequena que realmente precisa de cuidados, principalmente nas áreas ribeirinhas, nos bairros onde se prolongam áreas de manguezais e de proteção ambiental, localizadas dentro do município”, salienta Souza.

GERAÇÃO DE RENDA

Ilana Paszko, responsável pela parte administrativa da Associação de Catadores Nova Esperança, trabalhou como voluntária na recepção dos resíduos. “Resgatando esse material nós limpamos a baia e combatemos as pessoas que sem orientação jogam lixo no local, causando diversos problemas ao meio ambiente. Esse material é nosso ouro! Após coletado vai para a associação e ajuda 17 famílias. Separamos e vendemos, gerando renda para todos que participam do trabalho”, explica Ilana.

LOCAIS

Nos quatro primeiros dias da semana a limpeza está sendo executada na Ilha da Cotinga, Rio Itiberê, Rio Emboguaçu, Rocio, Ilha do Mel, Ilha das Cobras e Ilha das Bananas. Na sexta-feira, 10, será feita toda a destinação final dos resíduos.

A previsão é que sejam retirados das ilhas, áreas ribeiras e mangues 600 quilos de resíduos por dia, totalizando 2,4 toneladas de lixo em quatro dias de ação. 

Fonte: Portos do Paraná
https://www.portosdoparana.pr.gov.br/Noticia/Portos-do-Parana-participa-de-grande-mutirao-de-limpeza-de-areas-ribeirinhas-e-mangues