Litoral

Sociedade civil oficializa apoio às obras estruturantes no litoral do Paraná

Notas técnicas foram emitidas pelo Movimento Pró-Paraná e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e registradas em cartório na quarta-feira, 20 (Foto: Divulgação)

Sociedade civil oficializa apoio às obras estruturantes no litoral do Paraná

Sociedade civil oficializa apoio às obras estruturantes no litoral do Paraná

Notas Técnicas de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos e da construção da Ponte de Guaratuba foram registradas em cartório

Duas notas técnicas emitidas pelo Movimento Pró-Paraná e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos e da construção da Ponte de Guaratuba foram, oficialmente, registradas em cartório na quarta-feira, 20. A ação oficializa o apoio da sociedade civil ao início das obras estruturantes para moradores e visitantes dos sete municípios do litoral do Paraná.

As obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo do Estado e atendem a demandas históricas de moradores e turistas, além de promover integração e desenvolvimento social. A última grande obra do litoral foi a estrada Alexandra-Matinhos há 30 anos.

As notas técnicas foram entregues ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no mês passado. Na ocasião, o governador destacou que é uma alegria receber esse apoio em prol do crescimento do Paraná. “Estamos promovendo uma revolução logística em vários modais, o próprio Ministério da Infraestrutura reconhece essa evolução”, afirmou o governador Ratinho Júnior. “Estamos dispostos a investir meio bilhão no litoral, isso nunca aconteceu na história”, completou.

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Reunião com prefeitos e representantes do IEP, Movimento Pró-Paraná e sociedade civil aconteceu na quarta-feira, 20 (Foto: Divulgação)

Em outubro do ano passado, o Governo do Estado também recebeu apoio de um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para as obras na orla de Matinhos. Além disso, 18 propostas de Manifestação de Interesse (MI) de empresas e consórcios que desejam participar da licitação para a elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação do projeto que conecta Guaratuba e Matinhos, e substitui o transporte que atualmente é feito com o ferry-boat, foram entregues ao Governo do Estado também em outubro passado. 

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, as duas obras representam um olhar diferenciado para o litoral do Estado. “Com o apoio dessas entidades, temos a certeza de que não haverá impedimentos para a realização das obras. Temos segurança técnica e jurídica, e este momento é histórico para que possamos avançar e promover o desenvolvimento sustentável do litoral do Paraná”, disse. 

Notas técnicas apresentadas e protocoladas em cartório pelo Movimento Pró-Paraná e IEP (Foto: Divulgação)

Apoio 

O projeto foi analisado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná. Entre diversas ações, o grupo atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.

De acordo com o professor da UFPR e membro do ITTI, Eduardo Ratton, a análise foi feita em dois aspectos: um na engenharia e outro sobre as consequências das intervenções no meio ambiente.

“Concluímos que o projeto será eficiente no seu objetivo principal de reduzir os problemas erosivos. Caso as intervenções não sejam realizadas, a região pode sofrer danos futuros na via costeira e até mesmo nas residências construídas, pois hoje ocorrem fenômenos de erosão costeira acumulativa, ou seja, não haverá uma recuperação natural”, apontou.

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Segundo o professor da UFPR e membro do ITTI, Eduardo Ratton, a análise foi feita em dois aspectos: um na engenharia e outra sobre as consequências das intervenções no meio ambiente (Foto: Divulgação)

O prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), Marcelo Roque, afirmou que há anos existe um gargalo de veículos na PR-407 e no ferry-boat na temporada de verão, que chega a 2 milhões de habitantes. “Ninguém é a favor do desmatamento, mas como toda obra, essa também tem medidas compensatórias. As obras precisam acontecer porque o povo do litoral merece. Os sete prefeitos da região querem esse desenvolvimento”, afirmou. 

“A ligação entre Guaratuba e Matinhos pela ponte vai permitir o desenvolvimento social e econômico no litoral. Profissionais autônomos poderão se deslocar com mais rapidez e facilidade para realizar serviços na cidade vizinha”, destacou o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.

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Prefeito de Paranaguá e presidente da AMLIPA, Marcelo Roque, reforçou importância das obras que são muito aguardadas pela população litorânea (Foto: Divulgação)

Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pró-Paraná, explicou que o órgão trabalha com o IEP em questões de infraestrutura há três anos. As reuniões, semanais, acontecem em câmaras técnicas e são debatidas em colegiado. “Discutimos as prioridades do Paraná e concluímos que chegou a hora do litoral do Paraná, região que sempre encontra obstáculos na realização de obras importantes. Tanto a Ponte de Guaratuba quanto a revitalização da praia de Matinhos têm projetos relevantes e indispensáveis”, afirmou. 

Ele destacou, ainda, o desenvolvimento do setor produtivo após a conclusão das obras. “Ao unir os moradores de Matinhos a Guaratuba, a população passa de 100 mil habitantes, o que a coloca entre as 12 maiores regiões urbanas do Estado. Isso viabiliza o avanço no comércio, clínicas médicas, universidades, escolas, restaurantes, hotelaria, entre outros setores”, completou. 

Horácio Hilgenberg Guimarães, presidente do IEP, disse que os projetos foram debatidos entre técnicos do órgão e que eles são fundamentais para promover desenvolvimento. “Fizemos a análise técnica do projeto junto com o IEP e chegamos à conclusão de que as obras vêm em uma hora boa, são viáveis e já têm recurso financeiro disponível”, disse.

Em reunião, deputado estadual Nelson Justus reforçou importância das obras para o desenvolvimento litorâneo (Foto: Divulgação)

Orla 

A revitalização da Orla de Matinhos está orçada atualmente em R$ 512,4 milhões, fruto de um financiamento obtido pelo Governo do Estado com um consórcio de bancos. O projeto executivo engloba novas estruturas marítimas, engordamento da faixa de areia, macro e microdrenagem e revitalização urbanística. O processo está em fase de Licenciamento de Operação e será realizada uma audiência pública antes do edital de licitação ser publicado.

A nota técnica da Orla de Matinhos destaca que “a obra ataca integralmente os problemas de infraestrutura que afligem a população local, tais como as constantes enchentes e redução da área de areia, bem como provê melhorias paisagísticas e aumento significativo da faixa de areia”. 

Prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, participou da reunião (Foto: Divulgação)

O texto cita que as estruturas marítimas vão proteger a orla das ressacas e evitar o assoreamento e que o engordamento da areia ao longo de 7,45 quilômetros vai reequilibrar questões ambientais e a infraestrutura turística e de lazer dos balneários da Praia Brava, Riviera e Saint Etienne.

Serão investidos mais de R$ 42 milhões em macro e microdrenagem, com a revitalização do canal da Avenida Paraná e a construção do canal de Saint Etienne, liberando as cabeças d’água que descem a Serra do Mar, além de 25 quilômetros de galerias para facilitar o acesso da água a esses canais.

O projeto propõe a revitalização de um trecho de 8,699 quilômetros, com pistas de caminhada, ciclovias, sinalização, passarelas, calçada de petit pavê, 12 pérgulas e mais de 500 postes de iluminação. 

Confira a nota na íntegra aqui:

Travessia 

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“A ligação entre Guaratuba e Matinhos pela ponte vai permitir o desenvolvimento social e econômico no litoral”, ressalta o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (Foto: Divulgação)

A nota técnica das entidades em relação à Ponte de Guaratuba lembra que esse projeto está no imaginário do paranaense desde a promulgação da Constituição do Estado, em 1989, e cita as inúmeras dificuldades diárias da travessia com ferry-boat.

“Assim como a Ponte Hercílio Luz é um ícone na capital catarinense, sendo uma atração turística, a Ponte de Guaratuba será para o litoral paranaense, além de ser um agente integrador, eliminando perda de tempo na travessia da baía de Guaratuba via ferry-boat”, afirma a nota técnica.

O trabalho cita ainda que a “limitação da oferta de transporte rodoviário, pela ausência da ponte, dificulta o fluxo normal das pessoas que vivem no litoral, em especial, na temporada de verão. A inexistência da ponte também dificulta o trânsito de veículos, e os cidadãos preferem evitar deslocamentos devido às limitações das longas filas do ferry-boat e mesmo o transtorno da travessia embarcada em si”.

Confira a nota na íntegra aqui:

Movimento Pró-Paraná 

O Movimento Pró-Paraná existe desde 2001 e tem como objetivo integrar interesses de vários segmentos da sociedade paranaense. Ele é integrado por Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Ocepar, além de vários outros órgãos.

IEP 

O Instituto de Engenharia do Paraná é a mais antiga das entidades desse setor no Estado, com quase 100 anos de história. É uma instituição que agrega profissionais, acadêmicos e estudantes e que tem como princípios a difusão do conhecimento e projetos em parceria com a sociedade.

Fonte: Divulgação IEP e Movimento Pró-Paraná

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