Connect with us

Litoral

Afetados pela enchente em Guaraqueçaba recebem materiais de apoio

Segundo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, enchentes não deixaram desabrigados ou desalojados (Foto: BPMOA/PMPR/Corpo de Bombeiros)

Publicado

em

Afetados pela enchente em Guaraqueçaba recebem materiais de apoio

Prefeita Lilian destacou pronto-atendimento de autoridades e voluntários 

Na sexta-feira, 15, o Corpo de Bombeiros do Paraná divulgou que a nova lancha de busca e salvamento foi utilizada pelo 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB) para transportar materiais de apoio à comunidade de Tagaçaba, em Guaraqueçaba, que foi atingida por enchentes na quinta-feira, 14. Segundo os bombeiros, as comunidades rurais foram afetadas, entretanto não houve pessoas desalojadas ou desabrigadas.

“Os mais de 700 quilos de materiais (água potável em copos, álcool e rolos de lona), foram transportados de Paranaguá a Guaraqueçaba sendo entregues ao coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade”, informa o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o 8.º GB, “apesar dos transtornos causados pelas inundações que atingiram algumas vias rurais da região, não há notícias de desalojados e/ou desabrigados”, completa. “As condições do tempo seguem melhorando, o que contribui muito para a volta à normalidade. Apesar disso, novas avaliações técnicas da região estão agendadas para amanhã. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, completa.

Defesa Civil

Segundo o 1.º tenente Marcos Vidal, assessor de Comunicação Social da Defesa Civil Estadual, até o momento não há registro de desabrigados ou desalojados em Guaraqueçaba e o Poder Público está dando todo o atendimento necessário. “A Defesa Civil Estadual e Bombeiros estão acompanhando localmente, fizeram sobrevoo de avaliação com apoio do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar. Estão fazendo monitoramento constante do local e assessorando a Defesa Civil Municipal”, explica, destacando a ação realizada na sexta-feira, 15.

Prefeita Lilian

Bombeiros levam ajuda a Guaraqueçaba
Materiais foram entregues por nova lancha do Corpo de Bombeiros (Foto: Corpo de Bombeiros)

A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch, acompanhou as ocorrências de enchente em Tagaçaba. “Nossas comunidades sofrem novamente com forte enchente. Defesa civil Municipal, Estadual, comunidades e voluntários se uniram para atendimento às mais diversas situações”, destacou em suas redes sociais. 

Desde quinta-feira, 14, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual acompanharam as enchentes em Tagaçaba e avaliaram pontos de inundação, com sobrevoo de apoio do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). De acordo com a porta-voz do Corpo de Bombeiros pelo Verão Consciente 2020/2021, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, a região de Guaraqueçaba foi uma das mais atingidas pelas chuvas no litoral com índice pluviométrico de aproximadamente 150mm de acumulado em dois dias

“O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil está de prontidão para rápida atuação, em casos de necessidade. De acordo com previsão meteorológica, as condições climáticas devem permanecer muito semelhantes até o próximo sábado”, finaliza a tenente. 

Com informações do Corpo de Bombeiros do Paraná – PMPR

Leia também: Bombeiros e Defesa Civil sobrevoam região atingida por forte temporal no litoral