conecte-se conosco

Litoral

Morretes publica lista de imóveis com grau de proteção de tombamento no Centro Histórico

63 imóveis foram selecionados para preservar a história do município

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Morretes/Arquivo

Na segunda-feira, 13, a Prefeitura de Morretes divulgou o inventário de imóveis que contam com grau de proteção de tombamento no Centro Histórico, em bairros e outros locais do município. Mesclando em diferentes graus de proteção,desde pleno, até  01, 02, 03 e 04, Morretes conta com 63 imóveis a serem tombados como grau de proteção de tombamento no Centro Histórico, constando entre eles casas, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, logradouros e até mesmo a Serra do Mar. 

“Esses imóveis foram selecionados por terem sido conservados com as características que foram construídos na época, sendo considerados de importância para preservar a história do Município. As Secretaria de Urbanismo e Cultura, em parceria com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural – CPC, estão elaborando o Plano de Trabalho para que as Normativas do Tombamento sejam cumpridas, portanto, se o seu imóvel é um desses do Inventário, compareça à Prefeitura para orientações”, informa a Prefeitura.

História

Segundo o município, “o processo de Tombamento do Centro Histórico de Morretes foi iniciado em 1997, mas apenas em 2022 foi finalizado e aprovado junto à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por intermédio da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) e do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA)”, completa. A inserção do tombamento foi feita em dois Livros Tombo em 18 de julho de 2022: Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico n.º 28-I e Histórico n.º 180-II.

“As intervenções devem seguir as Normas de Uso e Ocupação do Conjunto Histórico, Urbanístico e Paisagístico de Morretes, conforme Resolução n.º 54/2022, publicada no Diário Oficial do Paraná em 26 de março de 2022”, afirma a assessoria.

Sobre a classificação arquitetônica

Segundo o município, a classificação arquitetônica se dá de acordo com o desenvolvimento de diferentes materiais construtivos, disponibilidade de matéria-prima no local, assim como a facilidade de transporte e a criação de novos conceitos, cada época possui características que as diferenciam quanto ao ano/período de construção. “Algumas edificações deixam claros seus estilos e outras mostram uma mescla de um período de transição ou reforma que tenha acontecido no imóvel. Mesmo assim, cada uma é provida de sua própria beleza e conta um pouco da história de cada época”, acrescenta a Prefeitura de Morretes.

O inventário completo pode ser acessado no site da Prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Morretes

Em alta

plugins premium WordPress