Na tarde de quinta-feira, 26, se reuniram em Paranaguá gestores dos municípios do litoral para uma oficina do Invest Cidades. O encontro aconteceu no auditório do Isulpar (Instituto Superior do Litoral do Paraná). Representantes do Invest Paraná promovem uma capacitação no município interessado, apresentando o programa e o trabalho da agência de atração de investimentos do Estado.
O Programa Invest Cidades oferece aos municípios paranaenses um roteiro de autoavaliação de suas qualidades e vantagens, priorizando vocações regionais ou setores que desejam desenvolver. Com isso, o programa auxilia o município na formulação de um plano de atração de investimentos focado nas oportunidades locais, para a melhora do ambiente de negócios e aumento de investimentos.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária (Sedehab), Leonice Lara Lacerda, disse que buscou a parceria com o Estado para trazer desenvolvimento para a cidade.
“É uma parceria que vai trazer um grande desenvolvimento, não somente a Paranaguá, mas para o litoral como um todo. Até porque a agência Invest Paraná tem toda a expertise na tratativa com as empresas, tanto nacionais quanto multinacionais, para que elas venham se instalar no Estado do Paraná, em especial agora no nosso município aqui de Paranaguá. Eu tenho certeza que isso trará muito bons frutos para nós”, destacou Leonice.
A capacitação prepara os gestores dos municípios do litoral para a construção de uma vitrine com todos os potenciais da região. “Para que os empresários olhem para o nosso litoral e queiram vir se instalar aqui. Acho que nós estamos em um momento maravilhoso de parceria com o nosso governador, com o governo do Estado e com todas essas instituições e mesmo com os municípios aqui do litoral. Eu tenho certeza que estamos construindo um momento diferente para o litoral como um todo”, concluiu a secretária.
Invest Paraná
A gerente de desenvolvimento econômico da Invest Paraná, Fabiane Pinto, explicou o que é a agência e como atua no Estado. “A Invest Paraná é uma agência de promoção e atração de investimentos criada pelo Governo para fazer a ponte que liga o privado ao público. A gente faz tanto a recepção de empresas nacionais e internacionais que queiram se instalar no Paraná, mas também vendemos o Paraná de forma que as empresas também queiram vir para cá. Unimos esse interesse e tentamos localizar junto com a empresa o melhor local para instalação”, disse Fabiane.
A diretoria de Desenvolvimento Econômico do Estado trabalha com dois programas, o Invest Cidades e o Programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná (VRS).

“Que é um programa que a gente já atua aqui no litoral do Paraná desde 2020. O programa teve início em três municípios: Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, cresceu e hoje também está na baía de Paranaguá. Mas a gente tem outros projetos no litoral. Um deles é o Rota Coração da Mata Atlântica, onde a gente fez uma incubação com proprietários de propriedades que já tinham uma vocação para o turismo, foi uma parceria que a gente fez com o Airbnb. Também fizemos uma parceria com a Shopee, incluímos produtos de pequenos produtores em um canal digital de grande visibilidade”, contou Fabiane.
A oficina realizada em Paranaguá foi um marco inicial do programa dentro do Invest Cidades. “Surge da necessidade de ter um relacionamento com os municípios. Porque todo o trabalho da Investe acaba recaindo em algum município. Para nós, ter um contato direto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, que o prefeito também entenda a nossa atuação, é muito importante”, afirmou Fabiane.
A gerente destacou que a região do litoral do Paraná tem grande potencial de desenvolvimento. “Não só pelo turismo, que tem crescido cada vez mais, mas com produtos de muita qualidade. A gente vê aqui a bala de banana, que já tem uma força muito grande, a farinha de mandioca, a gente tem a juçara, que tem um potencial muito grande de mercado. Uma infinidade de frutas variadas. A gente sempre tenta ter um olhar bem cuidadoso, de forma também a privilegiar o produtor, que essa cadeia seja justa até o final”, finalizou Fabiane.
Como funciona o Programa
Após a realização da oficina no município, a Invest Paraná celebra um Acordo de Cooperação Técnica. Em uma próxima etapa, a Invest Paraná fornece um Relatório Técnico com sugestões para o aumento da atração de investimentos no município.