conecte-se conosco

Litoral

Ferry-boat de Guaratuba terá restrição de veículos pesados a partir de sexta-feira

Medida visa evitar a formação de filas excessivas

Publicado

em

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Restrição terá início nesta sexta-feira, 8, permanecendo em vigor até que sejam restabelecidas as condições de operacionalidade

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que, em virtude dos serviços de manutenção nas embarcações e nos atracadouros, fica restrito o tráfego de veículos pesados com mais de três eixos e/ou superior a 14 metros na travessia da Baía de Guaratuba das 6h às 22h, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos.

Essa medida visa evitar a formação de filas excessivas para a compra do bilhete de embarque. A restrição terá início nesta sexta-feira, 8, permanecendo em vigor até que sejam restabelecidas as condições de operacionalidade da travessia.

Nova empresa

Em fevereiro de 2022, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) anunciou que uma nova empresa passaria então a ser responsável pela travessia no ferry-boat de Guaratuba. A empresa Internacional Marítima, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, na Bahia, passou a atender o local de forma emergencial, até ser aberta uma nova licitação.

O encerramento do contrato com a empresa anterior a fevereiro deste ano foi motivado pelo não cumprimento das cláusulas previstas no contrato para o atendimento da população.A travessia de ferry-boat é operada historicamente por uma empresa privada, sendo todos os serviços prestados fiscalizados pelo DER/PR, desde a compra do bilhete até o desembarque, seguindo critérios estabelecidos em contrato. As embarcações e a operação são inspecionadas diariamente pelo Governo do Estado e periodicamente também pela Marinha do Brasil.

Fonte: AEN