conecte-se conosco

Litoral

Ilha do Mel: um dos locais turísticos mais visitados de Paranaguá

Acesso é feito por barcos que saem de Paranaguá e Pontal

Publicado

em

Um dos principais atrativos turísticos de Paranaguá e um dos mais importantes do Paraná, a Ilha do Mel tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que garante o ar primitivo e natural do local. Destaque entre os principais destinos de Ecoturismo do Brasil. O acesso à Ilha é disciplinado pelas normas internacionais para reservas mundiais de biosfera, o que auxilia na sua preservação.

Chega-se à Ilha do Mel partindo de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ou de Paranaguá. Atualmente, possui duas unidades de conservação, uma Estação Ecológica e um Parque Estadual.

Vilas

A Ilha do Mel tem quatro vilas principais: Nova Brasília, Farol, Fortaleza e Encantadas. Tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, visando à proteção e a preservação da flora e fauna e dos aspectos naturais, históricos e arquitetônicos. 

Possui importantes atrativos naturais e históricos. “Entre os naturais destacam-se a Gruta das Encantadas, os morros das Conchas, do Miguel e do Meio, as praias e trilhas. A fauna local é facilmente observável, principalmente espécies de pássaros e botos. Uma importante porção preservada da Mata Atlântica composta de vegetação exuberante e manguezais encontra-se na ilha. O Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres compõem os principais atrativos históricos”, informou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur) em seu Portal Turístico.

A Praia da Fortaleza é um dos lugares mais visitados pelos turistas. Foto: Renato Soares.

As principais praias são as de Encantadas, Brasília, do Limoeiro, da Fortaleza, do Farol, Grande, do Miguel, de Fora, do Belo e Ponta Oeste. “No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar. O Morro do Sabão fica entre o Mar de Fora, em Encantadas, e a Praia do Miguel. Ao topo do morro é praticado o voo livre. A Capela de São Francisco, pequeno oratório construído ao pé do Cruzeiro, guarda em seu interior várias imagens de santos. Situa-se no Morro Nhá Pina”, descreveu a Secultur.

A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná – ABALINE realiza o transporte de passageiros para a Ilha do Mel, com embarques em Paranaguá e Pontal do Paraná.

Vacinação

No dia 10 de junho, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, havia vacinado quase 100% dos moradores da Ilha do Mel, na faixa etária acima dos 18 anos, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o limite de visitantes foi reduzido para 2.500 pessoas para hospedagem. A orientação é de que os interessados pesquisem as datas com bilhetes disponíveis para venda nos terminais de embarque. Em Pontal do Sul, o telefone é (41) 3455-1144. Em Paranaguá, o telefone é (41) 3455-2616.

Trapiche da Praia de Nova Brasília, na Ilha do Mel. Foto: Renato Soares.

Festival Sabores de Inverno

A Ilha do Mel recebe a primeira edição do Festival Sabores de Inverno. O evento segue até 1.º de agosto na Praia de Encantadas. Ao todo, são sete estabelecimentos, entre bares e restaurantes, participantes do Festival, que se uniram para levar ao público o melhor da gastronomia do litoral paranaense.

Os pratos do festival são elaborados com o tradicional peixe de inverno, a tainha. Servida das mais diversas maneiras e com um valor único de R$ 59,90 por pessoa, em todos os estabelecimentos.

Foto: José Fernando Ogura / AEN

Em alta

plugins premium WordPress