conecte-se conosco

Litoral

Corpo de Bombeiros do Paraná atendeu 127 pessoas em Matinhos

Município registrou o maior volume de chuvas do Estado na quarta-feira, 5

Publicado

em

Foto: Gilson Abreu / AEN

As chuvas, que tiveram início na tarde de quarta-feira, 5, e continuaram durante a noite, no litoral do Paraná, causaram alagamentos na região, principalmente no município de Matinhos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 127 pessoas receberam atendimento, totalizando 30 ocorrências.

Destas, 20 foram solicitações para retirada de interior de residência. Os locais mais atingidos em Matinhos foram os bairros Tabuleiro, Sertãozinho e Caiobá. Além dessas ocorrências, os bombeiros também registraram a queda de dois veículos no rio e outros quatro que estavam ilhados/alagados. 

Em Paranaguá, nenhuma ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros. Apesar dos prejuízos, nenhum atendimento hospitalar foi necessário em decorrência das chuvas.

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), todo o leste do Estado registrou um acumulado de chuvas até as 23h de quarta-feira, 5
Foto: Gilson Abreu / AEN

Matinhos

A Prefeitura de Matinhos divulgou que a Defesa Civil local preparou o Ginásio Arena Vicente Gurski para começar a receber os desabrigados, cujas famílias ficaram em situação de emergência em decorrência das chuvas. “Abra seu chamado através do telefone 153 que iremos até você para atender sua necessidade”, informou a prefeitura.

Durante a noite de quarta-feira, 5, a Defesa Civil esteve em estado de alerta com equipes trabalhando nas ruas para atender as emergências. “Pedimos que não saiam de suas casas para evitar mais transtornos, e disponibilizamos nosso número para emergências de primeira necessidade através do 153”, ressaltou a Prefeitura de Matinhos.

Defesa Civil

Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil do Paraná orienta para que as pessoas fiquem atentas e acompanhem os alertas emitidos, para isso podem se cadastrar para receber os SMS gratuitos de alertas (mandando o CEP para 40199).

Nos casos de alagamento, a recomendação é para se atentar se as águas estão subindo, já protegendo os bens necessários e procurando um local seguro antes que as águas atinjam um nível arriscado. É preciso evitar passar pelo meio das águas sem proteção, elas podem esconder escombros, buracos e outros obstáculos. Ao se deparar com situações de risco a população deve procurar a Defesa Civil local ou o Corpo de Bombeiros.

Volume de chuva

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), todo o leste do Estado registrou um acumulado de chuvas até as 23h de quarta-feira, 5. Em Curitiba, a precipitação foi de 22,4mm, Pinhais teve 48,4mm, Colombo 29,2mm, Araucária 74,8mm, Antonina 58,2mm, Guaratuba 112,8mm, Matinhos 123,0mm e Paranaguá 74,4mm. 

Na quinta-feira, o eixo da frente fria se afasta em direção ao Sudeste do País. Na sexta-feira, 7, diminuem as condições para tempestades no Paraná. A presença mais significativa de nebulosidade mantém as temperaturas mais agradáveis durante o dia, sem calor intenso. Na Região Metropolitana de Curitiba e litoral, as temperaturas variam pouco durante o dia, e deve chuviscar por vários momentos.

plugins premium WordPress