conecte-se conosco

Litoral

Devido ao aumento dos casos de Covid-19 e da gripe Influenza H3N2 eventos são suspensos

Objetivo das suspensões é prevenir e controlar a disseminação dos vírus da covid-19 e influenza

Publicado

em

A crescente confirmação de casos de gripe por Influenza H3N2 e o aumento no número de casos têm gerado preocupações e dúvidas, sobretudo devido ao aumento da procura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de pessoas com sintomas respiratórios. O quadro é intensificado, também, devido às profundas semelhanças entre os sintomas da Covid-19.

Com o objetivo de controlar a circulação do vírus, evitando não estimular aglomerações, alguns eventos programados estão sendo suspensos no litoral. Outro motivo foram as fortes chuvas que estão atingindo o litoral desde a tarde de quarta-feira, 5, resultando em pontos de alagamento em diversos municípios. 

Pontal do Paraná e Festival do Caranguejo

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, anunciou a suspensão do Festival do Caranguejo, que seria realizado no balneário Shangri-lá, de 14 a 23 de janeiro. O anúncio foi feito no final da tarde de quarta-feira, 5, após a confirmação de mais 31 casos de Covid-19 no município.

“Considerando o aumento no número de casos de Covid-19, H3N2 e outras doenças respiratórias, decorrentes do aumento na circulação de pessoas nesta temporada, o Festival do Caranguejo foi suspenso por precaução no objetivo de não estimular aglomerações e confraternizações em eventos públicos. Contamos com a compreensão de todos os envolvidos neste Festival tão importante para nossa cidade, esperamos que em breve uma das festas gastronômicas mais tradicionais do estado do Paraná possa acontecer com segurança à saúde de todos”.

O prefeito informou também que o município está abrindo um novo posto de atendimento para pessoas com sintomas respiratórios na Academia da Saúde, na Rua Xingu, em frente à UBS de Ipanema. 

Jogo das Estrelas

O Jogo das Estrelas também foi suspenso em decorrência ao número de aumento de casos de doenças respiratórias na região. A prefeitura informa que em uma outra oportunidade será pensada a data para a realização desta confraternização entre amigos.

Guaratuba

Em Guaratuba, o evento de Celebre o Dia de Reis, que aconteceria às 15h de quinta-feira, 6, na Casa da Cultura, também foi cancelado. Em breve será anunciada a nova data.

Guaraqueçaba e Casamento Civil Coletivo

A Prefeitura de Guaraqueçaba informou que adiou o casamento coletivo que aconteceria na tarde de quinta-feira, 6, em virtude do mau tempo e a prevenção à Covid-19. Na madrugada de quinta-feira, 6, as chuvas torrenciais e fortes ventos afetaram o município de Guaraqueçaba, danificando a estrutura montada na praça William Michaud que sediaria o Casamento Coletivo ao ar livre agendado para às 15h.

Foram cogitadas outras alternativas para realização do tão sonhado dia do “Sim” para 47 casais, as opções seriam, a realização do Casamento Coletivo no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Prof. Marcílio Dias ou ainda no salão social da Igreja Assembleia de Deus, porém por não ser “Ao ar livre” o evento foi adiado pelos próximos 15 dias.

Decisão de Cancelamento

Mesmo com os bons dados estatísticos, a Prefeitura de Guaraqueçaba em uma decisão conjunta com o TJPR, por meio de mensagens de WhatsApp trocadas entre o executivo municipal e a Desembargadora Joeci Machado Camargo que é a Idealizadora do Programa Justiça nos Bairros, optaram por não realizar o evento nos próximos 15 dias. Devendo, em breve, ser divulgada nova data por meio da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Município.

A desembargadora Joeci Machado Camargo diz que faz questão de ir pessoalmente à Guaraqueçaba para a realização do Casamento Civil Coletivo. Ela é a Idealizadora do Programa Justiça nos Bairros, iniciado no Estado do Paraná em 2003 por meio do Decreto Judiciário 39/2003 com o propósito de aproximar o Poder Judiciário dos jurisdicionados economicamente carentes, oferecendo-lhes condições dignas de acesso à justiça.

Alternativa para os casais

Alguns casais de comunidades rurais e insulares que já estavam na sede do município para oficializarem a sua união, terão o casamento consolidado no dia de hoje no Cartório de Guaraqueçaba, mediante agendamento prévio.  A cartorária Elenise Maria do Nascimento informa que serão realizados os casamentos nas dependências do cartório no dia de hoje, somente em casos específicos de dificuldade de deslocamento entre comunidades e com prévio agendamento através do telefone (41) 3482-1032.

Elenise pede para que tanto os noivos quanto demais usuários do serviço cartorário, não compareçam sem agendamento prévio, e que evitem levar convidados evitando assim aglomerações no pequeno espaço do cartório. Ela lembra ainda que é obrigatório o uso de máscaras nas dependências do estabelecimento.

Com informações das assessorias

Continuar lendo
Publicidade