O Corpo de Bombeiros vem atuando na Operação Verão Maior Paraná desde a abertura dos postos de Guarda-Vidas, ocorrida no dia 14 de dezembro, no litoral do estado.
A capitã Debora Fernanda Kolossoskei, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros nesta edição da Operação Verão Maior Paraná, informa que nestes primeiros 13 dias de operação já foram realizados 435 salvamentos. “Considerando o período de abertura dos postos de Guarda-vidas em 14 de dezembro até o dia 27 de dezembro de 2023, foram contabilizados 435 salvamentos realizados em todos os municípios do litoral, sendo que dentre eles 51 vítimas sofreram afogamento, ou seja, aspiração de água por imersão ou submersão. Dentre essas vítimas, duas apresentaram o grau de afogamento considerado mais grave, que levou à parada cardiorrespiratória”, informa a capitã Kolossoskei, destacando que não foi registrado nenhum óbito por afogamento em horário de atendimento dos postos de guarda-vidas.
“Nesta temporada, comparada aos anos de 2021 e 2022, nota-se um aumento no número de banhistas e consequente aumento de resgates e afogamentos. Soma-se a isso o aumento de ocorrências envolvendo crianças perdidas, sendo que já foram registradas a localização de 94 crianças na praia, no período mencionado”, destaca a capitã Kolossoskei.
Orientações
A corporação alerta para os cuidados necessários para evitar acidentes, como respeitar a sinalização, não entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas e não se afastar da faixa de areia.
“Orientamos que os banhistas procurem se estabelecer entre as bandeiras vermelho sobre amarela, que demarca a cobertura pelo Posto de Guarda-Vidas. Em caso de ingestão de bebida alcoólica, não entre na água. As crianças devem permanecer a no máximo um braço de distância de seus responsáveis, para evitar afogamento e que se percam em área de multidão”, alerta a capitã em nome da corporação.