conecte-se conosco

Litoral

Corpo de Bombeiros atendeu 26 ocorrências de alagamento no litoral paranaense

Simepar aponta que somente na terça-feira choveu mais de 200 mm na estação de Guaratuba

Publicado

em

Foto: Divulgação/Facebook

O 8.º Grupamento de Bombeiros, que atende a região do litoral do Estado, divulgou um balanço dos atendimentos realizados na região que tem chuvas constantes. Somente na terça-feira, 23 de janeiro, foram atendidas, ao todo, 26 ocorrências em decorrência dos alagamentos. Mais de 200mm de chuva foram registrados na estação de Guaratuba, como apontou o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

Uma queda de árvore foi constatada na rodovia para o ferry boat que liga Matinhos a Guaratuba, mas na manhã de quarta-feira, 24, a pista já estava liberada.

Em Pontal do Paraná, foram duas ocorrências atendidas, uma no balneário de Pontal do Sul e outra em Praia de Leste, ambas relacionadas a retirada de pessoas ilhadas em residências, no total seis moradores. Não houve necessidade de transporte ao hospital e nem ao Abrigo Municipal.

Já em Matinhos, o Corpo de Bombeiros registrou quatro ocorrências, sendo três de retirada de pessoas de residências ilhadas. Ao todo, foram 14 pessoas atendidas no município. Também não houve necessidade de transporte ao hospital e nem ao Abrigo Municipal.

Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba foram os municípios atendidos
Foto: Divulgação/Facebook

A maior parte das ocorrências foi registrada em Guaratuba, com 20 atendimentos do Corpo de Bombeiros para retirada de pessoas ilhadas em residência. Nenhuma precisou ser encaminhada para atendimento médico. Os principais bairros atingidos foram Cohapar, Carvoeiro e Piçarras.

Em Guaratuba, foram 52 pessoas atendidas, sendo 14 levadas ao Abrigo do Município, no Ginásio de Esportes, localizado na Rua José Nicolau Abagge, 1284, Bairro Cohapar.

Orientações

A capitã Débora Kolossoskei, responsável pela Comunicação do Corpo de Bombeiros do Paraná no litoral, durante o Verão Maior Paraná, passou algumas orientações para a população se manter segura diante de situações de alagamentos.

“A orientação é que se estiverem em condição de risco, ou seja, o nível da água esteja na iminência de entrar na residência, sim, devem contatar o Corpo de Bombeiros (193) para retirada da família. A orientação é que os moradores das áreas de risco saiam enquanto há possibilidade de saíram por conta e em segurança. Procurem um local seguro, sejam os abrigos municipais ou casa de familiares/amigos”, alertou a capitã.

Condições do tempo

De acordo com o Simepar, o tempo seguiu instável no Paraná na madrugada de terça para quarta-feira. No litoral, o registro foi de chuva moderada, especialmente na região da serra do mar. “Ao longo da terça-feira choveu mais de 200 mm na estação de Guaratuba. A média histórica do mês de janeiro gira perto de 385 mm”, divulgou o Simepar.

Para a quinta-feira, 25, a previsão é de chuva fraca, eventualmente moderada, a partir do litoral, com temperaturas amenas.

A capitã Débora Kolossoskei, responsável pela Comunicação do Corpo de Bombeiros do Paraná no litoral, durante o Verão Maior Paraná, passou algumas orientações para a população se manter segura diante de situações de alagamentos.

Em alta

plugins premium WordPress