conecte-se conosco

Litoral

Antonina faz busca ativa de vacinação contra a Covid-19 nos bairros da cidade

É um trabalho árduo da equipe da vacinação e dos agentes comunitários e que tem surtido resultados”, enfatiza o secretário de Saúde Odileno Toledo

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Antonina

O município de Antonina, como forma de aumentar a proteção da população, realiza aos domingos a busca ativa de vacinação contra a Covid-19 nos bairros da cidade. A ação intensificada aos domingos, também acontece durante os dias da semana, como explica o secretário Municipal de Saúde de Antonina, Odileno Garcia Toledo, que fala da importância deste trabalho realizado no município.

“Se faz muito importante fazer essa busca das pessoas que possivelmente não tomaram nenhuma dose ou que, tomaram a primeira dose e não tomaram a segunda, ou que, estão com atraso na dose de reforço por conta da proteção que terão essas pessoas após imunizados com a segunda dose e com a dose de reforço, e até mesmo com a primeira dose dentro das referências. Então a gente faz essa busca ativa por conta de não deixar as pessoas com o esquema da vacinação atrasado. Temos uma planilha que vamos atualizando diariamente, onde temos o dia que tomou a primeira dose ou a segunda dose, ou não tomou nenhuma dose, porque temos o cadastro dos agentes comunitários e a gente vai fazendo essas buscas ativas para que a população o mais rápido possível fique aí cem por cento imunizada, seja com a primeira, com a segunda dose ou com a dose de reforço”, explica o secretário, destacando como o trabalho está sendo realizado. “Desde o início da vacinação, centralizamos no centro de vacinação ao lado do Teatro Municipal, onde funcionava a Garagem da Cultura, e nós fazemos a vacinação da população da Covid de segunda a sábado, e aos domingos nós fazemos somente a busca ativa. Destacando também que o trabalho de busca ativa, também é realizado durante a semana. A gente tem um WhatsApp 98501-4280, onde as pessoas mandam os dados do paciente e também se já tomou a primeira dose, ou se não tomou nenhuma, e a gente vai fazendo uma busca ativa dessas pessoas através desse agendamento via WhatsApp também. Com isso, a gente consegue alcançar mais rápido a população da cidade na imunização geral. Graças a Deus a gente já, perante o censo, vacinou mais de cem por cento da população elegível acima de dezoito, já vacinou mais de oitenta por cento da população de adolescentes, a gente já está chegando a cinquenta por cento da população de crianças. Temos um trabalho bem organizado e direcionado”, completa. 

Dentro do trabalho de busca ativa no município, a equipe da Saúde chega a fazer em média de setenta e oitenta aplicação de doses aos domingos. “É um trabalho árduo da equipe da vacinação, dos agentes comunitários, e que tem surtido resultados”, enfatiza o secretário. Sobre completar o esquema vacinal, Odileno enfatiza sua importância. “É muito importante que a população consiga completar o seu ciclo vacinal, até por conta de todas essas variantes que estão aparecendo ainda. Tivemos a variante Delta, a variante Ômicron, e sabe lá se não vai vir outra variante. E o que acontece, quanto mais imunizado, mais protegida a pessoa fica. Então por isso que se torna muito importante a imunização completa da população”, enfatiza o Secretário que faz um chamamento à população antoninense para se imunizar. “Desde o início da pandemia nós tínhamos sempre uma esperança que tivesse a vacina. E desde quando começou a chegar a vacina as pessoas acabaram ficando com medo por conta de um monte de notícias falsas. Mas a verdade é uma só, a vacina vem para salvar as vidas, para nos proteger. Isso a gente tem visto aí no dia a dia, nos casos (graves) de Covid desaparecer, nós tivemos surto, mas de casos leves, não preocupando quem está vacinado e o que peço a população é que tenham consciência, saibam que a vacina veio para nos proteger desse vírus e nos dar uma vida normal, e para que isso aconteça todos têm que estar imunizados. Você que está com medo aí de vacinar seu filho, sua filha, sua mulher, seu pai, sua mãe, não tenha medo. A vacina veio para proteger a nossa população desse vírus que tirou muitas vidas. Então vamos nos vacinar”, finaliza o secretário.

Continuar lendo
Publicidade