conecte-se conosco

Infraestrutura

Nova decoração tem atraído mais frequentadores no Mercado do Café em Paranaguá

Sombrinhas coloridas foram instaladas no teto central do mercado

Publicado

em

O Mercado Municipal do Café, em Paranaguá, é um dos lugares preferidos dos parnanguaras, frequentado diariamente para tomar um café, almoçar, conversar e até mesmo ponto de encontro. Sua construção iniciou no governo de Afonso Camargo e foi concluída no governo Caetano Munhoz da Rocha. Um misto de Art-Nouveau com Classicismo, todo em ferro fundido trabalhado em arco e rendilhados.

Recentemente, o espaço recebeu uma nova decoração, onde foram instaladas sombrinhas coloridas abertas no teto central, algo que vem chamando atenção de quem passa pelo local.

Sérgio Hiroshi Kubo

Para Sérgio Hiroshi Kubo, que atua há mais de 40 anos no Mercado do Café, o visual ficou mais atrativo. “Ficou muito bom, o pessoal tem gostado, tem tirado foto e o visual ficou muito atrativo. Isso acaba também atraindo mais pessoas, não só os moradores daqui, mas os turistas que chegam a nossa cidade, vê a decoração, fica aqui, já come um pastel, tira fotos, então acertaram nessa questão. O espaço já é um ponto tradicional da cidade, onde o pessoal se reúne, vem com a família, um ambiente familiar, e quando o pessoal vem no final de semana, tomam café, almoçam, tem várias opções, não só o pastel, mas tem várias opções. O movimento sempre foi bom, porque a gente está numa posição muito estratégica, aqui circula tanto o pessoal da rodoviária como das embarcações, do turismo, das ilhas”, contou.

A ideia das sombrinhas coloridas surgiu de um projeto apresentado pelos permissionários para a Prefeitura de Paranaguá, onde alguns visitaram outras cidades e acharam muito bonito com essa decoração e no mês de fevereiro foi executado o projeto em Paranaguá.

Suellen Faria Bonfim, permissionária no box 15, explicou que a nova decoração faz parte de um projeto que a associação vem discutindo para buscar melhorias para o prédio histórico. “Essa ideia surgiu em uma viagem que eu fiz ao Nordeste. Eu vi uma rua lá com sombrinhas e eu quis trazer o projeto para o mercado. E a ideia foi crescendo e a gente precisa de um projeto, de um processo para conseguir e agora a gente conseguiu realizar a colocação das sombrinhas”, disse.

Suellen Faria Bonfim

“Chamou bastante atenção, porque hoje em dia todas as pessoas tiram foto, então ficou bem Instagramável, digamos assim. O pessoal gosta de vir aqui, tirar uma foto, colocar na rede social, chamou bastante atenção. Na época dos navios de cruzeiros tivemos bastante turistas, não podemos reclamar, gostaria de dar os parabéns aos envolvidos, que estão procurando trazer, atrair mais turistas para cá, deu bastante cliente, bastante turista. Eles vinham para cá, tiravam fotos, como aqui é um lugar histórico, além de querer conhecer a história do mercado”, completou Suellen.

O Mercado do Café abriga hoje um centro gastronômico onde são servidos frutos do mar, lanches e comida típica do litoral. O mercado sempre foi um local de relevância para a população de Paranaguá e para os turistas que conhecem o Centro Histórico da cidade, sendo que sua arquitetura é clássica do final do século XIX.

Rogério Della Coletta

Rogério Della Coletta, relatou que o mercado municipal é bastante frequentado ao logo do dia. “A Prefeitura de Paranaguá instalou as sombrinhas, após apresentarmos o projeto, uma ideia que tivemos quando visitamos o Nordeste. Para quem é de fora, eles acham interessante. O pessoal da própria cidade já está acostumado, já olharam, gostaram também, muita gente gostou. Quem vem de fora acha um atrativo bacana. O Mercado do Café sempre teve um movimento histórico, independente se tem alguma festa, alguma data festiva ou não, sempre tem um movimento. Itajaí tem um mercado idêntico ao nosso, a mesma construção, acho que da mesma época. Aqui, a gente tem a comida típica, que são os frutos do mar, que o pessoal procura bastante, o peixinho com camarão, mas o Mercado do Café tem, desde croquete de camarão à bananinha empanada, o bolinho de fubá, além de toda a variedade possível na área gastronômica, a gente mantém essa tradição”, reforçou.

Hélder Minato

Hélder Minato, atua no Mercado do Café há sete anos, mas que herdou de sua mãe, após ela trabalhar há mais de 30 anos atendendo no local. “Qualquer atrativo é sempre bem-vindo, o pessoal vem tirar foto aqui, chama a atenção dos turistas e até mesmo dos moradores aqui da cidade. Acredito que para mim foi bom, foi válido. O fluxo de pessoas é contínuo de manhã e à tarde. As pessoas vêm sempre aqui, utilizam espaço tradicional da cidade para tomar um café, almoçar, servindo sempre como ponto de encontro, para bater papo sobre política, como dizem aqui é a boca maldita”, contou o permissionário.

O Mercado do Café funciona todos os dias, além do fim de semana, e oferece um cardápio variado e convidativo. Com a instalação da nova decoração, passou a receber mais frequentadores nos últimos meses.

Em alta

plugins premium WordPress